Buscar

Qual é a história das Políticas Públicas de Saúde no Brasil? Em 1543, foi inaugurada a primeira Santa Casa no Brasil, que não tinha caráter hospit...

Qual é a história das Políticas Públicas de Saúde no Brasil?

Em 1543, foi inaugurada a primeira Santa Casa no Brasil, que não tinha caráter hospitalar.
A partir de 1700, a saúde começou a melhorar com o aumento de médicos e nobres e o aumento das cidades.
Em 1808, com a chegada da Família Real, houve início da preocupação com a saúde das pessoas, com a criação de diversos órgãos públicos e permissão para indústrias.
Com a abolição da escravatura em 1888, houve a chegada de imigrantes e o surgimento de grandes epidemias, como febre amarela, varíola e peste.
Em 1904, com a obrigatoriedade da vacina contra a varíola, surgiu a revolta da vacina, que resultou na derrubada de cortiços e casas e no início das favelas.
Entre 1917 e 1919, houve greves dos operários devido às precárias condições de trabalho e assistência à saúde.
Em 1920, iniciou-se a regulamentação do trabalho.
Em 1923, foi criada a Lei Elói Chaves, que estabeleceu as Caixas de Aposentadoria e Pensões (CAPs), a Escola Anna Nery (enfermagem) e os centros de saúde e laboratórios públicos de pesquisa.
Em 1930, foi criado o Instituto de Aposentadoria de Pensão (IAPs).
Em 1931, foi criado o Ministério da Educação e Saúde compartilhado.
Em 1934, foi criado o Ministério do Trabalho e consolidada a legislação trabalhista.
Em 1942, foi criado o Serviço Especial de Saúde Pública (SESP).
Em 1953, foi criado o Ministério da Saúde.
Em 1966, os IAPs foram unificados em INPS (Instituto Nacional de Previdência Social).
Em 1977, foi criado o SINPAS (MPAS), que uniu INAMP, INPS, IAPAS e DATAPREV.
Em 1978, ocorreu a Conferência Internacional de Alma Ata, que defendeu os cuidados primários da saúde.
Em 1983, foram criadas as Ações Integradoras de Saúde (AIS).
Em 1986, ocorreu a Conferência Internacional de Ottawa, que defendeu a Promoção da Saúde e a 8ª Conferência Nacional de Saúde, a primeira com participação popular, e surgiu o SUS.
Em 1987, foi criado o SUDS (Sistema Unificado e Descentralizado de Saúde), antecessor do SUS.
Em 1988, foi promulgada a Constituição de 1988 e criado definitivamente o SUS.
A Reforma Sanitária nasceu no contexto da luta contra a ditadura no final de 1970 e início de 1980, com movimentos populares que pretendiam alterar de forma significativa o modelo de saúde brasileiro, com luta de professores, pesquisadores e médicos pela reforma sanitária.

Essa pergunta também está no material:

Resumo N1 IESC
8 pág.

Práticas de Integração, Ensino, Serviços e Comunidade Faculdade de Medicina de ItajubáFaculdade de Medicina de Itajubá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A história das Políticas Públicas de Saúde no Brasil é marcada por diversos marcos importantes. Em 1543, foi inaugurada a primeira Santa Casa no Brasil, que não tinha caráter hospitalar. A partir de 1700, a saúde começou a melhorar com o aumento de médicos e nobres e o crescimento das cidades. Em 1808, com a chegada da Família Real, houve início da preocupação com a saúde das pessoas, com a criação de diversos órgãos públicos e permissão para indústrias. Com a abolição da escravatura em 1888, houve a chegada de imigrantes e o surgimento de grandes epidemias, como febre amarela, varíola e peste. Em 1904, com a obrigatoriedade da vacina contra a varíola, ocorreu a revolta da vacina, que resultou na derrubada de cortiços e casas e no início das favelas. Entre 1917 e 1919, ocorreram greves dos operários devido às precárias condições de trabalho e assistência à saúde. Em 1920, iniciou-se a regulamentação do trabalho. Em 1923, foi criada a Lei Elói Chaves, que estabeleceu as Caixas de Aposentadoria e Pensões (CAPs), a Escola Anna Nery (enfermagem) e os centros de saúde e laboratórios públicos de pesquisa. Em 1930, foi criado o Instituto de Aposentadoria de Pensão (IAPs). Em 1931, foi criado o Ministério da Educação e Saúde compartilhado. Em 1934, foi criado o Ministério do Trabalho e consolidada a legislação trabalhista. Em 1942, foi criado o Serviço Especial de Saúde Pública (SESP). Em 1953, foi criado o Ministério da Saúde. Em 1966, os IAPs foram unificados em INPS (Instituto Nacional de Previdência Social). Em 1977, foi criado o SINPAS (MPAS), que uniu INAMP, INPS, IAPAS e DATAPREV. Em 1978, ocorreu a Conferência Internacional de Alma Ata, que defendeu os cuidados primários da saúde. Em 1983, foram criadas as Ações Integradoras de Saúde (AIS). Em 1986, ocorreu a Conferência Internacional de Ottawa, que defendeu a Promoção da Saúde e a 8ª Conferência Nacional de Saúde, a primeira com participação popular, e surgiu o SUS. Em 1987, foi criado o SUDS (Sistema Unificado e Descentralizado de Saúde), antecessor do SUS. Em 1988, foi promulgada a Constituição de 1988 e criado definitivamente o SUS. A Reforma Sanitária nasceu no contexto da luta contra a ditadura no final de 1970 e início de 1980, com movimentos populares que pretendiam alterar de forma significativa o modelo de saúde brasileiro, com luta de professores, pesquisadores e médicos pela reforma sanitária.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais