Sobre os tipos diferentes de quilombos avalie as assertivas: I - organização quilombola, no período pré-abolição, não era constituída exclusivamente como modelo de resistência belicoso. II - As lideranças de ambos os tipos de organização quilombola apontados no texto eram ocupadas por indivíduos de prestígio na sociedade circundante. III - Cada um dos tipos de quilombo, no Brasil, tinha estratégias e finalidades diferentes. IV - Os chamados quilombos abolicionistas eram mais integrados à sociedade circundante, mantendo com ela uma estreita relação. Marque a alternativa correta:
Somente II e III estão corretas I, II e III estão corretas Somente I está correta I, III e IV estão corretas Somente III está correta
Em junho de 1994, durante o mandato presidencial de Itamar Franco, o então ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, anunciava à nação um novo plano econômico, denominado Plano Real. Entre as principais características do Plano Real podemos citar a/o:
Elevação da taxa de juros, desvalorização da moeda nacional e aceleração do processo de privatização exclusivamente do setor de telecomunicações. Apresentação de um programa de privatização de estatais, elevação da taxa de juros e reforma monetária com equiparação do valor da moeda nacional ao dólar. Estabelecimento de uma nova regra para correção da poupança, substituindo o IPC (Índice de Preço ao Consumidor) pelas LFTs (Letras Financeiras do Tesouro). Privatização de estatais, diminuição da taxa de juros e criação de uma fiscalização mais rigorosa do Banco Central.
O processo de industrialização brasileira é fundamental para entender o Brasil. Sendo um setor vital da economia, nossa história e relação com o mundo também marca as dificuldades que enfrentamos. Nossa industrialização durante os anos de desenvolvimentismo - 50 - 70 teve como desafio:
a emergência da industrialização em meio a economias internacionais já industrializadas. a escassez de mão de obra devido à sobrevivência da pequena propriedade rural. a existência prévia de um amplo mercado consumidor de produtos de luxo. o domínio da política por setores sociais ligados aos padrões da economia colonial. o controle das matérias-primas industriais pelas nações imperialistas do planeta.