Buscar

Descreva resumidamente os principais tópicos abordados na aula. O Sistema Complemento é composto por pequenas proteínas plasmáticas que são ativad...

Descreva resumidamente os principais tópicos abordados na aula.

O Sistema Complemento é composto por pequenas proteínas plasmáticas que são ativadas em cascata, produzidas no fígado.
Faz parte da resposta imune humoral inata e a função das proteínas é eliminar os padrões moleculares dos patógenos, através de opsonização e fagocitose ou lise.
O SC possui 3 vias de ativação: Via Clássica, Via Alternativa e Via Lectinas.
O SC é ativado por uma das 3 vias e possuem algumas funções: inflamação (C3a e C5a) e opsonização e fagocitose (C3b).
O final dessa ativação forma o poro na membrana, chamado de Complexo de Ataque à Membrana (MAC), ocasionando a lise do microrganismo.
As vias Clássica e Lectina se regulam através dos mediadores solúveis: inibidor de C1 (retira C1r e C1s), o fator I, C4BP e receptores DAF, MCP e CR1 atuam desfazendo a C3 convertase.
A Via Alternativa se regula através do Fator H e dos receptores DAF, CR1 e MCP, que desfazem a C3 convertase.
A Via Comum se regula através das proteínas CD59, que atua impedindo a formação da MAC.

Essa pergunta também está no material:

Fichamento 08 - Sistema Complemento
1 pág.

Imunologia Universidade do Estado do AmazonasUniversidade do Estado do Amazonas

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Na aula, foram abordados os seguintes tópicos sobre o Sistema Complemento: - Composição do Sistema Complemento: é composto por pequenas proteínas plasmáticas ativadas em cascata, produzidas no fígado. - Função do Sistema Complemento: faz parte da resposta imune humoral inata e tem como função eliminar os padrões moleculares dos patógenos, através de opsonização e fagocitose ou lise. - Vias de ativação do Sistema Complemento: existem três vias de ativação - Via Clássica, Via Alternativa e Via Lectinas. - Funções do Sistema Complemento: o Sistema Complemento possui funções como inflamação (C3a e C5a) e opsonização e fagocitose (C3b). - Complexo de Ataque à Membrana (MAC): é formado no final da ativação do Sistema Complemento e causa a lise do microrganismo através da formação de um poro na membrana. - Regulação das vias Clássica e Lectina: são reguladas por mediadores solúveis como o inibidor de C1, fator I, C4BP e receptores DAF, MCP e CR1, que atuam desfazendo a C3 convertase. - Regulação da Via Alternativa: é regulada pelo Fator H e pelos receptores DAF, CR1 e MCP, que desfazem a C3 convertase. - Regulação da Via Comum: é feita pelas proteínas CD59, que impedem a formação da MAC.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais