Buscar

Durante a reunião ordinária mensal de uma COREMU, a coordenação de um dos programas de residência traz como pauta a aprovação de advertência escrit...

Durante a reunião ordinária mensal de uma COREMU, a coordenação de um dos programas de residência traz como pauta a aprovação de advertência escrita para um determinado residente que teria infringido o regulamento do respectivo curso. Ao ser questionado por um dos preceptores sobre o fato, descobriu-se que essa decisão fora tomada pela coordenação do programa com base em informações que chegaram ao seu conhecimento sem a devida verificação da ocorrência junto aos demais preceptores e que o residente objeto da advertência também não fora ouvido. Também se descobriu que, no texto da advertência, não estava descrito de forma clara por quais itens do regulamento a infração estaria tipificada. Além disso, não foi identificada comprovação documental da infração, nem mesmo registro dos relatos verbais. Considerando o caso descrito, a conduta mais adequada para promover a integridade e transparência do processo seria:


a. Na elaboração da advertência, tipificar a infração tomando por base os instrumentos legais aplicáveis ao caso (regimento/regulamento interno do programa, código de ética profissional, normas e resoluções dos órgãos reguladores, entre outras), encaminhando para apreciação e homologação na COREMU do programa. Além disso, conceder ao residente o direito à ampla defesa e ao contraditório por meio tanto do acesso à leitura e cópia de todos os documentos relativos ao seu caso como da oportunidade de apresentar defesa.
b. Na elaboração da advertência, tipificar a infração tomando por base os instrumentos legais aplicáveis ao caso (regimento/regulamento interno do programa, código de ética profissional, normas e resoluções dos órgãos reguladores, entre outras).
c. Na elaboração da advertência, tipificar a infração tomando por base os instrumentos legais aplicáveis ao caso (regimento/regulamento interno do programa, código de ética profissional, normas e resoluções dos órgãos reguladores, entre outras), encaminhando para apreciação e homologação na COREMU do programa.
d. Conceder ao residente o direito à ampla defesa e ao contraditório por meio tanto do acesso à leitura e cópia de todos os documentos relativos ao seu caso como da oportunidade de apresentar defesa.
e. Copiar e enviar por e-mail a todo o corpo docente assistencial do programa ao qual esse residente está vinculado todos os documentos relativos ao processo de advertência (atas de reunião, relatórios de avaliação, notas, frequências, documento de advertência, entre outros).

Essa pergunta também está no material:

preceptoria prova 2 preceptoria educação em saude
6 pág.

Enfermagem Universidade GuarulhosUniversidade Guarulhos

💡 1 Resposta

User badge image

Yago Gomes

Letra A. o se estabelecerem os fundamentos da infração com base nos documentos, normas e legislações aplicáveis bem como a apreciação em instância colegiada (COREMU), a instituição cuida para que não haja quebra de integridade no seu processo de gestão. Ao mesmo tempo, essas ações também corroboram para o processo de transparência interna, uma vez que não somente uma ou duas pessoas são responsáveis pela decisão, pois a infração passará pelo crivo de colegiados. Conceder ao residente acesso aos seus documentos e oportunizar o direito à resposta garante ainda maior transparência ao processo, evitando-se tomadas de decisão unilaterais e ocultas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais