Logo Passei Direto
Buscar

Política de Saúde

Colégio Objetivo
no SUS, a responsabilidade pela saúde deve ser descentralizada desde a esfera federal até o município, ou seja, devem ser fornecidas ao município condições gerenciais, técnicas, administrativas e financeiras para exercer essa função. Para que valha o princípio da descentralização, existe a concepção constitucional do mando único, em que cada esfera de governo é autônoma e soberana. Portanto, falar em participação popular nas suas decisões e atividades é:


a. Descaracterizar o processo de comando único, princípio do SUS.
b. Descaracterizar o processo de descentralização dos três poderes: Federal, Estadual e Municipal.
c. Descaracterizar o processo de hierarquia administrativa do SUS.
d. Descaracterizar o processo de emancipação decisória do SUS.
e. Não descaracteriza o comando único do SUS.
User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para responder à sua pergunta, vamos analisar as alternativas em relação ao princípio do comando único no SUS e à participação popular. O comando único no SUS implica que cada esfera de governo (federal, estadual e municipal) tem autonomia, mas isso não exclui a participação popular nas decisões. A participação popular é um elemento importante para garantir que as necessidades da população sejam atendidas e que haja transparência e controle social. Agora, analisando as alternativas: a) Descaracterizar o processo de comando único, princípio do SUS. - A participação popular não descaracteriza o comando único, mas sim o complementa. b) Descaracterizar o processo de descentralização dos três poderes: Federal, Estadual e Municipal. - A participação popular não descaracteriza a descentralização, mas a fortalece. c) Descaracterizar o processo de hierarquia administrativa do SUS. - A participação popular não altera a hierarquia, mas pode influenciar as decisões. d) Descaracterizar o processo de emancipação decisória do SUS. - A participação popular é parte da emancipação decisória, não a descaracteriza. e) Não descaracteriza o comando único do SUS. - Esta opção é a mais correta, pois a participação popular não compromete o princípio do comando único. Portanto, a alternativa correta é: e) Não descaracteriza o comando único do SUS.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A resposta correta é a alternativa a) Descaracterizar o processo de comando único, princípio do SUS. A participação popular nas decisões e atividades do SUS não descaracteriza o princípio do comando único, que estabelece a autonomia e soberania de cada esfera de governo na gestão da saúde. A descentralização visa fornecer ao município condições para exercer sua função, mas não invalida o princípio do comando único.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

São princípios inerentes às três áreas da seguridade:
I - Universalidade

I - Universalidade
a. Apenas a afirmativa I está correta.
b. Apenas a afirmativa II está correta.
c. Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
d. Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
e. Todas as afirmativas estão corretas.

Está correto em:

I - Universalidade de cobertura e do atendimento.
II - Igualdade e equivalência de benefícios.
III - Unidade de organização pelo Estado.
IV - Princípio da solidariedade financeira, que permite a participação social direta na seguridade.
a. I, II, III e IV.
b. I e II.
c. II, III e IV.
d. I, II e IV.
e. I, II, III e IV.

O termo “saúde” advém do latim, significa salvação, proteção da vida, cura, bem-estar. Preservando esse significado, o conceito de saúde, definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença. A Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948 incluiu em seu texto o direito à saúde, que deve estar atrelado à possibilidade de o cidadão manter um padrão de vida capaz de garantir a saúde e o bem-estar de si mesmo e de sua família, conforme menciona o artigo 25. I - O direito à saúde aparece no constitucionalismo contemporâneo na categoria de direitos sociais, porque está intimamente ligado ao direito à vida. II - Saúde é de responsabilidade do Estado, no máximo, prestar assistência pública, médica e hospitalar aos trabalhadores afiliados ao sistema de seguridade social. III - O direito à saúde fica restrito a algumas normas esparsas, tais como a garantia de socorros públicos ou a garantia de inviolabilidade do direito à subsistência. Escolha a alternativa correta:

I - O direito à saúde aparece no constitucionalismo contemporâneo na categoria de direitos sociais, porque está intimamente ligado ao direito à vida.
II - Saúde é de responsabilidade do Estado, no máximo, prestar assistência pública, médica e hospitalar aos trabalhadores afiliados ao sistema de seguridade social.
III - O direito à saúde fica restrito a algumas normas esparsas, tais como a garantia de socorros públicos ou a garantia de inviolabilidade do direito à subsistência.
a. I e II.
b. II e III.
c. I.
d. II.
e. III.

Antes da criação do SUS, o Ministério da Saúde atuava na área de assistência à saúde por meio de alguns poucos hospitais especializados, além da ação da Fundação de Serviços Especiais de Saúde P


a. Verdadeiro.
b. Falso.

Considerando as informações apresentadas, é correto afirmar que esses grupos são os(as):


a. Profissionais de saúde e a população leiga.
b. Previdenciários e os não previdenciários.
c. Anarquistas e os socialistas.
d. Sindicalizados e os autônomos.
e. Populações propensas a endemias e as populações urbanas.

Assinale a alternativa que apresenta os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS):

I- Universalidade.
II- Equidade.
III- Integralidade.
IV- Participação popular.
a. I, II, III e IV.
b. I e II.
c. I, III e IV.
d. I, II e III.
e. II, III e IV.

No SUS, a responsabilidade pela saúde deve ser descentralizada desde a esfera federal até o município, ou seja, devem ser fornecidas ao município condições gerenciais, técnicas, administrativas e financeiras para oferecer os devidos serviços. Essa afirmação é:

a) Verdadeira.
b) Falsa.
a) Verdadeira.
b) Falsa.

São órgãos colegiados em que se manifestam, com maior ou menor representatividade, os interesses dos diferentes segmentos sociais, de maneira a possibilitar a negociação de propostas que pretendem direcionar os recursos para prioridades diferentes. São eles:


a. Comissão Intergestores Tripartite (CIT), Comissão Intergestores Bipartite (CIB), Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems).
b. Comissão Intergestores Tripartite (CIT), Comissão Intergestores Bipartite (CIB), Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
c. Comissão Intergestores Tripartite (CIT), Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass).
d. Comissão Intergestores Tripartite (CIT) e Comissão Intergestores Bipartite (CIB).
e. Comissão Intergestores Tripartite (CIT), Comissão Intergestores Bipartite (CIB), Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass) e Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems).

Mais conteúdos dessa disciplina