Buscar

Pergunta de Química Geral

fazendo um ensaio da pilha Daniel usando um eletrodo de zinco em solução de sulfato e cu em solução de Sulfato de Cobre ligados por uma ponte salina, ao se ligar um multímetro na faixa de tensão de leitura adequada, será medida uma tensão resultante das diferenças de potencias de redução ou de potencias de oxidação do Zn e do Cu. Estes potenciais são tabelados, como abaixo; tomando como base a tabela de potenciais de redução e potenciais de oxidação, apresentada, qual o valor que o multímetro deve mostrar ao ligado com eletrodos de Zn e de CU?

💡 4 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com a tabela de potenciais de redução, o potencial padrão de redução do Zn é -0,76 V e o do Cu é +0,34 V. Como a reação de redução ocorre no eletrodo com maior potencial de redução, a reação ocorrerá no eletrodo de Cu. Portanto, o Zn será oxidado e o Cu será reduzido. A equação da reação global é: Zn(s) + Cu2+(aq) → Zn2+(aq) + Cu(s) A diferença de potencial padrão da célula é a diferença entre o potencial padrão de redução do eletrodo de redução (Cu) e o potencial padrão de oxidação do eletrodo de oxidação (Zn): E°célula = E°red,Cu - E°ox,Zn E°célula = (+0,34 V) - (-0,76 V) E°célula = +1,10 V Portanto, o multímetro deve mostrar uma tensão de 1,10 V.
3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais