Logo Passei Direto
Buscar

Educação

Colégio Objetivo
Existe um amplo consenso acerca da necessidade de uma alfabetização científica que permita preparar as cidadãs e os cidadãos para a tomada de decisões. Assim, na Conferência Mundial sobre a Ciência para o século XXI, sob os auspícios da UNESCO e do Conselho Internacional para a Ciência, declara-se: “Para que um país esteja em condições de atender às necessidades fundamentais da sua população, o ensino das ciências e da tecnologia é um imperativo estratégico […] Hoje, mais do que nunca, é necessário fomentar e difundir a alfabetização científica em todas as culturas e em todos os sectores da sociedade, [...] a fim de melhorar a participação dos cidadãos na adopção de decisões relativas à aplicação de novos conhecimentos(DECLARAÇÃO DE BUDAPESTE, 1999 apud Praia, Perez e Vilches, 2007, p. 141). Sobre os modelos para explicar a relação entre decisões políticas e a sociedade, associe os itens, utilizando o código a seguir: FONTE: PRAIA, João; GIL-PÉREZ, Daniel; VILCHES, Amparo. O papel da natureza da ciência na educação para a cidadania. Ciência & Educação (Bauru), v. 13, n. 2, p. 141-156, 2007. I- Reconhece que o público não representa recipientes vazios que serão preenchidos com informação externa. É entendido que as pessoas são capazes de adquirir informação conforme suas necessidades, mas ainda prioriza o elitismo da comunidade científica, pois não reconhece os saberes locais em políticas públicas. II- Prioriza uma relação de diálogo e igualdade entre cientistas e o público não especialista. Pode ser realizado em audiências públicas, fóruns de discussão e atividades que exigem participação do público. III- Significa a ausência de conhecimento (analfabetismo científico) da população, que é considerada leiga enquanto o cientista é o detentor do conhecimento. IV- Reconhece o conhecimento local como relevante para ser incluído na solução de problemas em conjunto com o conhecimento técnico. Confere maior importância ao saber local do que ao saber científico e prioriza o debate político, marginalizando a abordagem educativa. ( ) Modelo contextual. ( ) Modelo de Participação pública. ( ) Modelo de déficit cognitivo. ( ) Modelo de expertise


( ) Modelo contextual. ( ) Modelo de Participação pública. ( ) Modelo de déficit cognitivo. ( ) Modelo de expertise
User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada item e associá-los corretamente aos modelos mencionados: I - Reconhece que o público não representa recipientes vazios que serão preenchidos com informação externa. É entendido que as pessoas são capazes de adquirir informação conforme suas necessidades, mas ainda prioriza o elitismo da comunidade científica, pois não reconhece os saberes locais em políticas públicas. - Este item se relaciona ao Modelo de Expertise, que enfatiza a autoridade dos especialistas, mas reconhece que o público tem suas próprias necessidades. II - Prioriza uma relação de diálogo e igualdade entre cientistas e o público não especialista. Pode ser realizado em audiências públicas, fóruns de discussão e atividades que exigem participação do público. - Este item se relaciona ao Modelo de Participação Pública, que busca a interação e o diálogo entre cientistas e a sociedade. III - Significa a ausência de conhecimento (analfabetismo científico) da população, que é considerada leiga enquanto o cientista é o detentor do conhecimento. - Este item se relaciona ao Modelo de Déficit Cognitivo, que vê a população como desinformada e os cientistas como os únicos detentores do conhecimento. IV - Reconhece o conhecimento local como relevante para ser incluído na solução de problemas em conjunto com o conhecimento técnico. Confere maior importância ao saber local do que ao saber científico e prioriza o debate político, marginalizando a abordagem educativa. - Este item se relaciona ao Modelo Contextual, que valoriza o conhecimento local e a participação da comunidade na resolução de problemas. Agora, organizando as associações: (IV) Modelo contextual. (II) Modelo de Participação pública. (III) Modelo de déficit cognitivo. (I) Modelo de expertise. Portanto, a sequência correta é: IV - Modelo contextual; II - Modelo de Participação pública; III - Modelo de déficit cognitivo; I - Modelo de expertise.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A relação correta entre os modelos para explicar a relação entre decisões políticas e a sociedade é a seguinte: ( ) Modelo contextual. ( ) Modelo de Participação pública. ( ) Modelo de déficit cognitivo. ( ) Modelo de expertise

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Um questionário ou uma prova pode ser constituído por diversos tipos de questões. Conhecer esses diferentes tipos de questões é importante para diversificar a estrutura de uma prova ou questionário e, então, permitir que os alunos tenham diferentes oportunidades ao serem avaliados. Com base nos tipos de questões, analise as afirmativas a seguir: I- O enunciado das questões pode ser constituído por suportes (recursos visuais, gráficos e textuais, tais como: gravuras, figuras, mapas, desenhos, tabelas, gráficos, fotos, imagens, textos). II- Nas questões de múltipla escolha, a resposta correta deve estar mais bem estruturada do que os distratores. III- Nas questões de múltipla escolha, a resposta correta e os distratores devem obedecer a mesma estrutura sintática. Assinale a alternativa CORRETA:


A - As afirmativas I e II estão corretas.
B - As afirmativas I e III estão corretas.
C - As afirmativas II e III estão corretas.
D - As afirmativas I, II e III estão corretas.

O planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades didáticas em termos da sua organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino. O planejamento é um meio para se programar as ações docentes, mas, também, é um momento de pesquisa e reflexão intimamente ligado à avaliação (LIBÂNEO, 2013, p. 245). Sobre o planejamento, assinale a alternativa CORRETA:


A - Deve centrar-se no cumprimento literal do que está proposto no livro didático ou apostila.
B - Deve iniciar com a escolha da metodologia ou estratégia.
C - Tem como um de seus objetivos assegurar a unidade entre os objetivos, os conteúdos, os alunos e suas possibilidades, os métodos e técnicas e a avaliação.
D - Depois de alguns anos como professor, o planejamento não é mais necessário, uma vez que a ação docente se torna tácita.

6 A Matriz SWOT é utilizada pelas organizações a fim de potencializar suas forças, eliminar as fraquezas, reduzir as ameaças e aproveitar as oportunidades. Sobre os itens que compõe a Matriz SWOT, analise as sentenças abaixo: I – As FORÇAS são as características da organização que a fortalecem, são vantagens competitivas. II – As FRAQUEZAS são os aspectos externos que representam riscos à organização. III – As OPORTUNIDADES são aspectos externos positivos que promovem melhorias na organização. IV – As AMEAÇAS são as fragilidades da organização, suas desvantagens. Sobre as sentenças acima, assinale a alternativa correta:


A As sentenças I e III estão corretas.
B As sentenças II e IV estão corretas.
C As sentenças I, II e III estão corretas.
D As sentenças I, II e IV estão corretas.

11 O UDL Universal Design for Learning - Desenho Universal para aprendizagem é uma ferramenta bastante apropriada para contemplar diferentes perfis e inteligências e pode apoiar o professor no momento de criar uma aula ou uma sequência didática de modo a facilitar que um maior número de alunos aprendam. Sobre UDL, assinale a alternativa CORRETA:


A O UDL sugere o trabalho em grupo como a melhor maneira para gerar engajamento.
B O UDL está relacionado ao uso de várias metodologias para apresentar a informação/conteúdo.
C O UDL tem princípios opostos à personalização da aprendizagem.
D O UDL consiste na escolha da melhor forma para representar uma informação/conteúdo.

12 O uso da História e Filosofia da Ciência pode trazer muitas contribuições para o entendimento e contextualização da produção científica já que desconstrói mitos sobre a atividade científica, como, por exemplo, a figura do cientista de jaleco, em um laboratório distante, trabalhando isoladamente com seus experimentos. Sobre a abordagem da história e filosofia da ciência, assinale


A A abordagem da história e filosofia da ciência é pouco relevante para o ensino de ciências.
B A abordagem da história e filosofia da ciência é importante apenas para o ensino superior.
C A abordagem da história e filosofia da ciência é importante para desconstruir mitos sobre a atividade científica.
D A abordagem da história e filosofia da ciência é importante apenas para o ensino de história.

Mais conteúdos dessa disciplina