Buscar

2. (Fac. Pequeno Príncipe - Medici 2020) Considere o texto a seguir. "Após a Primeira Guerra Mundial, os Estados Unidos consolidam sua posição ...

2. (Fac. Pequeno Príncipe - Medici 2020) Considere o texto a seguir.

"Após a Primeira Guerra Mundial, os Estados Unidos consolidam sua posição como primeira potência econômica, a Alemanha reconstrói sua capacidade industrial, a Inglaterra e a França procuram manter um lugar de destaque no cenário internacional contando com um vasto império como respaldo, e a União Soviética inicia um enorme esforço de industrialização."

AYERBE, Luis Fernando. Estados Unidos e América Latina. São Paulo: Editora Unesp, 2002, p. 63.

O texto trata de um tempo de rápidas transformações na História Ocidental, o chamado Período Entreguerras (1918-1939). Acerca desse momento histórico, é CORRETO afirmar que

a) o Período Entreguerras é, conforme aponta o trecho, um momento de reorganização do cenário internacional, com os países fortalecendo-se internamente e acabando com laços de dependência entre europeus e norte-americanos.
b) o momento histórico de que trata o texto se refere a um período de grande paz social, sobretudo na Europa em reconstrução, ou seja, ainda superando os efeitos de um conflito mundial que custou a vida de milhares de pessoas.
c) conforme aponta o texto, o Período Entreguerras foi próspero para as potências coloniais que participaram da Primeira Guerra, pois esses países conseguiram se reconstruir sem colocar em xeque governos liberais.
d) para as grandes potências coloniais europeias e para os Estados Unidos, o início do Período Entreguerras foi carac-terizado por uma grande euforia econômica, derivada da alta no consumo de bens industrializados.
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas IV.
e) I, II e III.

Essa pergunta também está no material:

f29408128_Introdu_o
5 pág.

História Humanas / SociaisHumanas / Sociais

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta para a questão é a alternativa "d) Apenas IV.". O texto menciona que, após a Primeira Guerra Mundial, os Estados Unidos consolidaram sua posição como primeira potência econômica, a Alemanha reconstruiu sua capacidade industrial, a Inglaterra e a França procuraram manter um lugar de destaque no cenário internacional contando com um vasto império como respaldo, e a União Soviética iniciou um enorme esforço de industrialização. Portanto, o início do Período Entreguerras foi caracterizado por uma grande euforia econômica para as grandes potências coloniais europeias e para os Estados Unidos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais