Logo Passei Direto
Buscar

Ética Profissional

Colégio Objetivo
O que a Resolução CFESS Nº 273 de 13 março de 1993, que instituiu o novo Código de Ética Profissional, assegura ao profissional de Serviço Social?


a. Pronunciamento em matéria de sua especialidade, exceto quando se tratar de assuntos de interesse da população.
b. Ampla autonomia no exercício da Profissão, sendo obrigado a prestar serviços profissionais incompatíveis com as suas atribuições, cargos ou funções.
c. Aprimoramento profissional de forma contínua, salvo nos casos previstos em lei.
d. Violabilidade do local de trabalho e respectivos arquivos e documentação, garantindo o sigilo profissional.
e. Participação na elaboração e gerenciamento das políticas sociais, e na formulação e implementação de programas sociais.
User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A Resolução CFESS Nº 273 de 13 de março de 1993, que instituiu o novo Código de Ética Profissional do Serviço Social, assegura ao profissional de Serviço Social diversas garantias e direitos. Dentre eles, destacam-se: d. Violabilidade do local de trabalho e respectivos arquivos e documentação, garantindo o sigilo profissional. e. Participação na elaboração e gerenciamento das políticas sociais, e na formulação e implementação de programas sociais. Essas são algumas das garantias previstas no Código de Ética Profissional do Serviço Social. É importante ressaltar que o código completo deve ser consultado para uma compreensão mais abrangente dos direitos e deveres do profissional de Serviço Social.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Dentre as competências do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), qual é a assertiva correta?


a. Prestar assessoria técnico-consultiva aos organismos privados, somente.
b. Aplicar as sanções previstas no Código de Ética Profissional.
c. Funcionar como Tribunal Regional de Ética Profissional.
d. Aprovar os Regimentos Internos dos CRESS no fórum de 2/3 de deliberação do conjunto CFESS.
e. Julgar, em última instância, os recursos contra as sanções impostas pelos CRESS.

Sobre os deveres do profissional de Assistência Social e com base no texto acima, marque a assertiva que contenha uma postura adequada do profissional.


a. Assinar ou publicar em seu nome ou de outrem trabalhos de terceiros, mesmo que executados sob sua orientação.
b. Aproveitar-se de situações decorrentes da relação assistente social-usuário, para obter vantagens pessoais ou para terceiros.
c. Bloquear o acesso dos usuários aos serviços oferecidos pelas instituições, através de atitudes que venham coagir e/ou desrespeitar aqueles que buscam o atendimento de seus direitos.

A partir do texto e considerando o exercício da assistência social no contexto pós Constituição Federal de 1988, assinale a alternativa correta:


a. O atual Código de Ética Profissional, assim como a Legislação que trata da profissição do assistente social, preserva um caráter conservadorista, justificado pela presença de movimentos sociais que possam ameaçar o bom convivio social.
b. Tendo em vista o contexto da democracia trazido, especialmente, com o advento da Constituição Federal de 1988, a legislação que cuida de regulamentar a profissão dos assistentes sociais inovou trazendo princípios positivistas, a fim de normatizar valores que se referem a todos os homens, sem distinções, mesmo perante o cenário de desigualdades e preconceitos sociais.
c. A atual legislação que trata do exercício a profissão de Assistente Social reforça o compromisso com a ética, liberdade, democracia e direitos humanos, disseminando a ideia de corresponsabilidade pelas crises sociais e pelo atendimento das demandas pleiteadas por grupos objetos de vulnerabilidade social.
d. A atual legislação dispõe que o assistente social deve, no intuito de sanar divergências sociais e amenizar discriminações, impor ações disciplinadoras, de modo a se garantir a preservação de princípios constituiciuonais como justiça social e isonomia.
e. Atualmente, verifica-se que a legislação que conduz e norteia a profissão do assistente social faz menção a princípios burocráticos como hierarquização dos profissionais, com o intuito de garantir maior eficiência na prestação de atividades sociais, bem como maior celeridade.

Mais conteúdos dessa disciplina