Buscar

Criação de branches e commits com o Git


Ao se deparar com as funcionalidades de um Sistema de Controle de Versão como o Git, suas características e sua forma de uso, o primeiro conceito que vem à mente é que isso só pode ser aplicável para um ambiente de desenvolvimento de software, envolvendo pessoas que trabalham diretamente no projeto de um sistema.

Porém, se analisar o que realmente o Git é capaz de fazer, chega-se à conclusão de que, na verdade, ele é um poderoso gerenciador de mudanças em arquivos de projetos, de qualquer natureza. Ou seja, não apenas em desenvolvimento de software, mas também em manutenção de sistemas, por exemplo.

Nesse contexto, construa uma solução para o Desafio proposto utilizando a estrutura de Sistema de Controle de Versão Distribuído do Git, descrevendo, de forma clara, qual seria a organização do repositório do projeto dos arquivos do site, visando ao controle efetivo das mudanças no sistema.

Atenção: a descrição não precisa ser muito extensa, mas deve abordar a estrutura completa do controle de versão para o projeto.



💡 1 Resposta

User badge image

Estudante PD

Padrão de resposta esperado

Por se tratar de uma estrutura de projeto de controle de versão de mudanças de um sistema no Git, o ideal é que sejam criadas estruturas de branches diferentes para a plataforma onde serão armazenados os arquivos.

Como sempre os arquivos são manipulados e modificados de acordo com a função da equipe envolvida na plataforma, pode-se ter quatro branches para o controle de versão: por exemplo, nomeados como devqaprod e maint.

branch dev é acessado pela equipe responsável pelo desenvolvimento; o branch qaé acessado pela equipe de garantia de qualidade do sistema, para depois ser mesclado com o arquivo no branch prod; o branch prod são os arquivos a serem disponibilizados e depois utilizados pelo Sistema Web em produção; o branch maint é responsável pelas correções e modificações realizadas a partir da versão que está em prod.

Após as devidas correções, o sistema volta a ser analisado pela equipe de qualidade, sendo mesclado com os arquivos existentes no branch qa. As correções voltam para o branch prod somente após as validações.


1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais