Buscar

Considerando a disposição legal contida no Artigo 1º do Código Penal Brasileiro, segundo o qual 'Não há crime sem lei anterior que o defina. Não há...

Considerando a disposição legal contida no Artigo 1º do Código Penal Brasileiro, segundo o qual 'Não há crime sem lei anterior que o defina. Não há pena sem prévia cominação legal', é correto afirmar:


Somente a lei, no sentido formal e material pode definir condutas como crimes e cominar as penas abstratamente consideradas.
Ao Poder Judiciário é conferida a possibilidade de definir condutas como crimes, em decisão judicial, desde que fundamentada, realizando a integração da norma.
O Presidente da República, por Medida Provisória, não pode definir conduta como crime, mas pode determinar o agravamento de penas através deste instrumento jurídico.
É possível a definição de crime por ato da chefia do Poder Executivo federal, estadual ou municipal.
Condutas consideradas anacrônicas pelos costumes e pela Jurisprudência deixam de configurar crime ainda que não haja lei revogando a norma penal incriminadora que as definiu.

Essa pergunta também está no material:

Avaliando 1 de Direito Penal
2 pág.

Direito Penal I Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com o Artigo 1º do Código Penal Brasileiro, "Não há crime sem lei anterior que o defina. Não há pena sem prévia cominação legal". Com base nessa disposição legal, é correto afirmar que somente a lei, no sentido formal e material, pode definir condutas como crimes e cominar as penas abstratamente consideradas. O Poder Judiciário não tem a atribuição de definir condutas como crimes, mas pode interpretar a lei e aplicá-la aos casos concretos. O Presidente da República, por meio de Medida Provisória, não pode definir condutas como crime, mas pode determinar o agravamento de penas através desse instrumento jurídico. Não é possível a definição de crime por ato da chefia do Poder Executivo federal, estadual ou municipal. Quanto às condutas consideradas anacrônicas pelos costumes e pela Jurisprudência, elas podem deixar de configurar crime mesmo que não haja lei revogando a norma penal incriminadora que as definiu.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais