Rui Barbosa e Fernando de Azevedo são personalidades consideradas pioneiras da Educação Física. Esses dois políticos são responsáveis por propostas e por fatos proeminentes que marcaram a Educação Física brasileira. Considerando essas informações e o conteúdo estudado, analise as afirmativas a seguir e atribua V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). Fernando de Azevedo foi autor de um projeto de modernização do ensino, propondo um foco científico que tornava a Educação Física obrigatória no ensino primário. Rui Barbosa se baseou nas mudanças sociais europeias, que incluíam a obrigatoriedade da Educação Física na escola, para propor reformas educacionais. As ideias de Fernando de Azevedo em relação à obrigatoriedade da prática de Educação Física nas escolas não foram bem aceitas, porque a sociedade da época não estava preparada para isso. Fernando de Azevedo retomou ideias de Rui Barbosa para implementar mudanças importantes na Educação Física brasileira. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Fernando de Azevedo foi autor de um projeto de modernização do ensino, propondo um foco científico que tornava a Educação Física obrigatória no ensino primário. Rui Barbosa se baseou nas mudanças sociais europeias, que incluíam a obrigatoriedade da Educação Física na escola, para propor reformas educacionais. As ideias de Fernando de Azevedo em relação à obrigatoriedade da prática de Educação Física nas escolas não foram bem aceitas, porque a sociedade da época não estava preparada para isso. Fernando de Azevedo retomou ideias de Rui Barbosa para implementar mudanças importantes na Educação Física brasileira. a. F, V, F, V. b. V, V, F, V. c. F, F, V, V. d. V, F, V, F. e. F, V, F, F.
Entre os anos 1930 e 1940, o sistema de ensino brasileiro sofreu várias reformas educacionais. Muitas delas aconteceram em nível estadual e tiveram relação com a expansão da Educação Física escolar. Nessa época, a prática de atividades físicas era associada a
a. ao esportivismo e às influências raciais. b. à polissemia e ao colonialismo. c. às influências higienistas e aos métodos ginásticos. d. à formação militar e às concepções racionalistas. e. às práticas corporais e ao movimento renovador.