A partir dos conhecimentos acerca da Análise do Comportamento Aplicada ao TEA, compreendemos que para que uma intervenção em ABA possa acontecer, será necessário:
Identificar comportamentos e habilidades que devem ser inseridos ou melhorados. Delinear objetivos e intervenções eficazes. Coletar dados antes, durante e depois da intervenção, tendo como intuito colaborar na definição de objetivos para intervenção, bem como para acompanhar o desempenho do sujeito. Realizar a coleta de dados e a definição de objetivos e metas para intervenção, os quais poderão ser usados em terapia com outros indivíduos, desde que estejam na mesma faixa etária do sujeito avaliado. Desenvolver procedimentos e intervenções que estejam relacionadas às habilidades que são importantes na vida do sujeito (Ex: acadêmico, social, adaptativo/vida diária). Avaliar, de forma detalhada, as consequências que mantém os comportamentos do indivíduo. Considerar os comportamentos-alvo que a família e o indivíduo demandam. Avaliar excessos comportamentais que devem ser minimizados, levando em consideração apenas o que é relevante para o social. Considerar a motivação do indivíduo, da família e equipe, a fim de elaborar objetivos a serem alcançados em intervenção. a) As alternativas IV, VIII, IX estão incorretas. b) As alternativas IV, VII, VIII e IX estão incorretas. c) As alternativas IV e VIII estão incorretas. d) Apenas a alternativa VIII está incorreta.
Para ser considerada uma intervenção aplicada, os comportamentos-alvo que serão selecionados devem ser socialmente relevantes, assim como devem proporcionar uma melhor qualidade de vida para o sujeito. Durante a avaliação e todo o processo de intervenção em ABA, o analista deverá se ocupar de que a intervenção seja aplicada, tecnológica, conceitual, comportamental, analítica, eficaz e que permita a generalização. Assinale a opção na qual as afirmativas estão corretas:
F, V, F, V, V, V. a) F, V, F, V, V, V. b) F, V, V, V, V, V. c) V, V, F, V, V, V. d) V, V, V, V, V, V.
Ao serem levadas em consideração as dimensões que caracterizam a intervenção em ABA, assinale quais os princípios necessários durante a avaliação e intervenção:
a) Selecionar comportamentos-alvo que serão relevantes na vida do sujeito e, também, para a sociedade. b) Analisar se a proposta de intervenção poderá ser inserida com base nas condições ambientais, individuais e sociais. c) Definir condições que podem ou são impeditivas para a modificação do comportamento. d) Ter conhecimento acerca dos princípios do comportamento, suas dimensões, características etc. e) Realizar uma profunda coleta de dados, analisando registros escolares, médicos, histórico pessoal, bem como discutir sobre os objetivos da família e do sujeito. f) Propor intervenções eficazes e comprovadamente científicas. g) Buscar e contribuir para que os comportamentos aprendidos estejam em constante generalização, tanto com novos sujeitos, quanto com novos ambientes.