Buscar

Assinale V pra verdadeiro e F para falso, justificando pq F está falso. A. Cirurgia Bariátrica apesar de bastante usada não é considerado basicamen...

Assinale V pra verdadeiro e F para falso, justificando pq F está falso.
A. Cirurgia Bariátrica apesar de bastante usada não é considerado basicamente nenhum nível de prevenção. (Falso: cirurgia bariátrica e mastectomia são tipos de prevenções primárias)
B. A transmissão de agente infeccioso pode ser direta quando transmitem de um material contaminado para um ser humano. (Falso: Este exemplo refere-se à transmissãi indireta. A transmissão direta é aquela que ocorre diretamente de pessoa-pessoa ou entre pessoa-animal, desde que o animal apresente sintomatologia da moléstia em questão)
C. Para epidemiologia infecção é doença. Pois significa entrada e desenvolvimento do agente infeccioso no hospedeiro. (Falso: Para epidemiologia, infecção não é doença. Doença é a falta de adaptação, é um conjunto de sinais e sintomas específicos que afetam um ser vivo, alterando o seu estado normal de saúde)
D. A transmissão do agente infeccioso pode ser direta, através de vetores e partículas ou outros veículos (Falso: esta justificativa refere-se à transmissão indireta)
E. Dados demográficos que alimentam o sistema de vigilância epidemiológica referem-se ao número de doenças que aparecem na comunidade. (Falso: dados demográficos são dados populacionais e qualificam a população em idade, sexo, nível sócio-econômico, condições sanitárias etc)
F. Imunização é um tipo de prevenção que visa promover a identificação assintomática das doenças. (Falso: este conceito refere-se à rastreamento. Imunização é um tipo de prevenção primária feita por vacinas, onde as células adquirem memória ao agente infeccioso, portanto é uma imunidade adaptativa, que visa promover a prevenção das doenças).
G. Na área da saúde sabe-se que todo e qualquer agente infeccioso provoca doenças clínicas (Falso: nem todos. Doença clinica é aquela que tem sinais e sintomas)
H. Em epidemiologia notificação é a comunicação não compulsória da doença (Falso: toda notificação é de caráter compulsório, obrigatório)
I. A lei antidrogas poderia ser considerada uma prevenção primária, mas não se enquadra por ser fundamentada em legislação (Falso: Ela é uma prevenção primária pois extingue a causa das doenças. Legislação que proíbe o cigarro, a maconha, legislação que obriga o saneamento básico, lei de limpeza do filtro de ar condicionados, entre outras, todas são prevenções primárias.)
J.A mortalidade, um dado que alimenta o sistema de vigilância epidemiológica, é obtido a partir das epidemias, em que ocorreram muitas mortes. (Falso: a mortalidade é obtida a partir de diversos dados, não apenas das epidemias). Na verdade pode ser verdadeiro tbm pq na questão não fala que é exclusivamente a partir de epidemias.
K. O planejamento das doenças transmitidas por alimentos envolve uma segunda etapa que diz respeito ao tipo de cardápio, procedência e preparo de alimentos (Verdadeiro)
L. Rastreamento é um tipo de prevenção que usa vacinas para contribuir ao processo imunológico (Falso: este conceito refere-se a imunização)
M. O planejamento das doenças transmitidas por alimentos envolve etapas 5 e 6, momento em que se identifica qualiquantitativamente a população acometida. (Falso: As etapas são 3 e 4 e não 5 e 6)
N. Patogenicidade refere-se ao número de pessoas que desenvolvem uma doença (Falso: Patogenicidade é a capacidade que o microorganismo infectante tem de provocar a doença em um organismo)
O. A transmissão do agente infeccioso pode ser por vetores, como é o caso dos equipamentos contaminados em hospitais (Falso: este conceito refere-se a veículos. Vetores são insetos e animais)
P. A investigação epidemiológica não representa dados que podem alimentar o sistema de vigilância (Falso: ela compõe dados para o sistema de vigilância)
Q. O planejamento das DTAs envolve uma primeira etapa que se caracteriza pelo levantamento da

Essa pergunta também está no material:

Questionário - Epidemiologia
2 pág.

Epidemiologia Centro Universitário Joaquim NabucoCentro Universitário Joaquim Nabuco

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Aqui estão as respostas para cada afirmação: A. Falso: Cirurgia Bariátrica é considerada uma prevenção primária. B. Falso: A transmissão direta ocorre de pessoa para pessoa ou entre pessoa e animal sintomático. C. Falso: Infecção não é considerada uma doença na epidemiologia. D. Falso: A transmissão do agente infeccioso pode ocorrer por vetores, partículas ou outros veículos. E. Falso: Dados demográficos não se referem ao número de doenças, mas sim a informações populacionais. F. Falso: Imunização é uma prevenção primária que promove a prevenção de doenças através da vacinação. G. Falso: Nem todo agente infeccioso provoca doenças clínicas. H. Falso: A notificação de doenças é compulsória. I. Falso: A lei antidrogas não é considerada uma prevenção primária. J. Falso: A mortalidade não é obtida exclusivamente a partir de epidemias. K. Verdadeiro: O planejamento das doenças transmitidas por alimentos envolve o tipo de cardápio, procedência e preparo dos alimentos. L. Falso: Rastreamento não usa vacinas, refere-se à identificação precoce de doenças. M. Falso: O planejamento das doenças transmitidas por alimentos envolve etapas diferentes. N. Falso: Patogenicidade refere-se à capacidade de um microorganismo causar doença. O. Falso: A transmissão por vetores refere-se a insetos e animais. P. Falso: A investigação epidemiológica fornece dados para o sistema de vigilância. Q. Incompleta: A questão não está completa. Espero ter ajudado!

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais