Buscar

PORQUE O USO PROLONGADO DE CORTICOIDE PODE CAUSAR NEFROLOGIA E CARDIOPATIA?

PORQUE O USO PROLONGADO DE CORTICOIDE PODE CAUSAR NEFROLOGIA E CARDIOPATIA?

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

O uso prolongado de corticoide pode causar nefrologia e cardiopatia devido aos efeitos colaterais que essa medicação pode ter no organismo. Os corticoides são hormônios produzidos naturalmente pelo corpo humano, mas também podem ser sintetizados em laboratório e utilizados como medicamentos para tratar diversas doenças inflamatórias e autoimunes. No entanto, o uso prolongado de corticoide pode levar a uma série de efeitos colaterais, como aumento da pressão arterial, retenção de líquidos, perda de massa óssea, aumento do açúcar no sangue, entre outros. Esses efeitos podem sobrecarregar o coração e os rins, levando a problemas cardíacos e renais. Por isso, é importante que o uso de corticoide seja sempre acompanhado por um médico e que a dosagem seja ajustada de acordo com as necessidades do paciente. Além disso, é fundamental que o tratamento com corticoide seja interrompido gradualmente, para evitar complicações.
1
Dislike0
User badge image

Graziele Almeida

principais efeitos colaterais dos corticoides no sistema cardiovascular

1- Retenção hídrica e hipertensão : Altas doses de corticoides podem promover retenção hídrica, o que é um problema para populações especiais como os renais crônicos e portadores de insuficiência cardíaca. A hipertensão é um evento adverso bem conhecido, tendo sido observada em até 20% dos pacientes com síndrome de Cushing iatrogênica. No entanto, está relacionada com uso de doses mais altas de corticoides (geralmente acima de 10mg/dia).

2- Doença aterosclerótica precoce : Como vimos acima, o uso dos corticoides tem sido associado a aumento das taxas de infarto, acidente vascular cerebral e insuficiência cardíaca, apesar de resultados conflitantes entre os estudos. Como exemplo, um estudo de base populacional com mais de 150.000 pacientes demonstrou que os pacientes que recebiam doses de corticoides acima de 7.5mg/dia tinham 2.5 vezes mais chance de um evento cardiovascular adverso. Em outra revisão sistemática, não se encontrou diferença de eventos naqueles que tomavam a dose menor que 10mg/dia, mas ainda com tendência a aumento de eventos cardiovasculares.

3- Arritmias: Uma associação do uso de corticoide com aumento do risco de desenvolvimento de fibrilação atria e flutter tem sido reportada (com um odds ratio ajustado de 1.9). Morte súbita tem sido descrita nos pacientes que fazem pulsoterapia, mas existe o fator de confundimento de que esses pacientes naturalmente já são mais graves, mas ainda assim é uma população que deve ser melhor avaliada e acompanhada, principalmente se tiverem doença cardíaca de base.

4- Trombose venosa profunda e embolia pulmonar: Dados observacionais limitados sugerem que o uso dos corticoides pode estar associado ao aumento do risco de embolia pulmonar e eventos trombóticos venosos ( Hazard ratio de 3.33 )

5- Dislipidemia: Aqui os dados também são conflitantes, com relatos inclusive de efeito benéfico no painel lipídico dos pacientes ( a saber, na redução do LDL ). De forma mais consistente, até a dose de 10mg/dia, não parece haver alteração significativa nos níveis de LDL ou VLDL.

O que fazer então pra prevenção de eventos cardiovasculares adversos ?

1- Usar a dose mais baixa de corticoides pelo menor período de tempo necessário pra atingir as metas terapêuticas. Avaliar uso de poupadores de corticoides ou as novas terapias, como imunobiológicos.

2-Avaliação, tratamento e monitorização das comorbidades já existentes e que podem aumentar o risco de eventos cardiovasculares

3- Monitorização dos pacientes sob tratamento para os eventos adversos e que podem se beneficiar com alguma intervenção adicional.

4- Avaliar o risco de outras complicações comuns:

Diabetes
Hipertensão mal controlada
Insuficiência cardíaca e edema periférico
Catarata ou glaucoma
Doença ulcerosa péptica
Infecção
Osteoporose
5- Imunização

6- Prevenção de doença oportunística

7- Avaliação do cardiologista anualmente para pacientes com doenças reumatológicas mais sev
0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais