Buscar

O Mormo é uma doença contagiosa e geralmente fatal, causada pela bactéria Burkholderia mallei,

de curso agudo ou crônico, que acomete principalmente os equídeos, podendo ou não vir acompanhada por sintomas clínicos, e para qual não há tratamento eficaz para a eliminação do agente nos animais portadores. Desta forma, de acordo com a Instrução Normativa N. 06, 16 de janeiro de 2018. Marque a alternativa INCORRETA:


O Mormo se desenvolve com dois cursos clínicos: um agudo, que acomete os asininos e muares, causando morte dentro de um prazo de quatro a sete dias, e outro subagudo, acometendo sobretudo, os equinos, observando-se pneumonia com tosse, epistaxe e dispnéia.


Animais que forem reagentes ao teste oficial e apresentarem sinais clínicos da doença ou procedentes de áreas reincidentes, serão imediatamente sacrificados e a propriedade submetida a regime de saneamento, sendo liberada após a realização de dois testes consecutivos de todo o plantel.


Clinicamente o mormo afeta o sistema respiratório e linfático, causando mortalidade e morbidade elevadas podendo assumir três formas distintas: nasal, pulmonar e cutânea.


Os animais poderão ser submetidos ao teste da maleína quando for reagente a fixação do complemento e não apresentarem sintomatologia do mormo e quando não reagentes à fixação do complemento e apresentarem sinais clínicos, ficando a critério da Secretária de Defesa Animal.


Os sinais clínicos mais comumente observados são o corrimento nasal, febre, aparecimento de lesões cutâneas que posteriormente evoluem para úlceras que se disseminam pela mucosa nasal e nódulos na pele e nas extremidades dos membros e abdômen.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa incorreta é: "Os animais poderão ser submetidos ao teste da maleína quando for reagente a fixação do complemento e não apresentarem sintomatologia do mormo e quando não reagentes à fixação do complemento e apresentarem sinais clínicos, ficando a critério da Secretária de Defesa Animal." Isso porque, de acordo com a Instrução Normativa N. 06, de 16 de janeiro de 2018, os animais que forem reagentes ao teste oficial e apresentarem sinais clínicos da doença ou procedentes de áreas reincidentes, serão imediatamente sacrificados e a propriedade submetida a regime de saneamento, sendo liberada após a realização de dois testes consecutivos de todo o plantel.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais