Buscar

A teoria e a critica são dois dos campos de estudo da literatura. Ambas voltam um olhar atento sobre essa arte e investigam as diversas leituras qu...

A teoria e a critica são dois dos campos de estudo da literatura. Ambas voltam um olhar atento sobre essa arte e investigam as diversas leituras que podem ser feitas desses textos. Quais são as diferenças, porém, entre esses campos?

A teoria da literatura parte de outros campos de conhecimento, como a história e a linguística, para analisar as formas mais apropriadas de se fazer e interpretar obras, assim como as formas de leitura.
A crítica atém-se apenas à literatura e aborda as formas como ela é lida pelos leitores e compreendida diferentemente nas diversas épocas. Também se especializa nos conceitos que envolvem fazer uma análise crítica da arte, indo além do texto e chegando a questões sociais, etc.
A teoria da literatura, como uma análise mais abstrata, analisa o texto por si só, ou seja, não precisa partir de outros campos de conhecimento, como a história ou a linguística, para interpretar o texto. Ela investiga formas de ler e interpretar a partir de métodos e conceitos, os quais podem ser adotados pela crítica como ferramentas para analisar a arte.

Essa pergunta também está no material:

teoria e crítica da literatura
1 pág.

Teoria e Crítica Literária

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A teoria e a crítica são dois campos de estudo da literatura que possuem diferenças em suas abordagens. A teoria da literatura utiliza conhecimentos de outros campos, como história e linguística, para analisar as formas adequadas de criar e interpretar obras literárias, assim como as diferentes formas de leitura. Já a crítica literária concentra-se especificamente na literatura, explorando como ela é lida pelos leitores e compreendida em diferentes épocas. Além disso, a crítica literária também se aprofunda em conceitos que envolvem uma análise crítica da arte, abordando questões sociais e outros aspectos além do texto em si. A teoria da literatura, por sua vez, é uma análise mais abstrata, que investiga o texto em si, sem necessariamente partir de outros campos de conhecimento, como história ou linguística, para interpretá-lo. Ela busca explorar formas de leitura e interpretação por meio de métodos e conceitos que podem ser utilizados pela crítica como ferramentas para analisar a arte.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais