Buscar

Conteúdo Programático desta aula a) Conceito, objeto e método da Criminologia. Interdisciplinaridade. Criminologia na América Latina. Criminologia ...

Conteúdo Programático desta aula
a) Conceito, objeto e método da Criminologia. Interdisciplinaridade. Criminologia na América Latina. Criminologia no Brasil.
b) História do pensamento criminológico. Escola Clássica e Escola Positiva. Escola de Chicago e Teoria da Anomia. Teorias da Associação Diferencial e Subculturas Delinquentes. Teoria do Etiquetamento. Criminologia Crítica.
c) Pensamento criminológico contemporâneo. Criminologia feminista (no processo de criminalização e vitimização). Criminologia racial, Criminologia cultural. Criminologia queer, Criminologia verde (crimes ambientais). Criminologia e crimes do Estado.
d) Criminologia e politica criminal. Minimalismo. Abolicionismo. Justiça Restaurativa. Realismo de esquerda. Realismo marginal. Lei e ordem. Tolerância zero. Populismo penal. Encarceramento em massa. Direito penal do inimigo. Política criminal atuarial.
e) Politica criminal de drogas. Criminalização do protesto. Criminalização dos movimentos sociais. Crime, controle penal e classes sociais no Brasil. Manicômios e reforma psiquiátrica.
Conceito de Criminologia: É uma ciência empírica e interdisciplinar, que se ocupa do estudo do crime, da pessoa do infrator, da vítima e do controle social do comportamento delitivo...(Garcia-Pablos de Molina).
Criminologia como ciência: Necessita de Método (empírico e indutivo), objeto (crime, criminoso, vítima e sistema) e função (política criminal)
Evolução histórica do sistema penal: VINGANÇA PRIVADA X VINGANÇA PÚBLICA
O Iluminismo e a Escola Clássica: XVIII - desenvolvimento de um conjunto de críticas àquele sistema punitivo cruel e irracional, momento em que se clamou pelo humanismo e por um necessário limite ao Estado. Contratualismo: Rousseau, Hobbes e Locke. Escola Clássica: Carrara, Feuerbach e Beccaria, que no seu livro 'Dos delitos e das penas', critica a pena de morte, a denúncia anônima, a tortura, os crimes de perigo abstrato, dentre outras práticas desumanas da época.
Positivismo: O positivismo é considerado a primeira escola de Criminologia. Com a Revolução Industrial no século XIX, o desenvolvimento do capitalismo e das ciências naturais, bem como o aumento da criminalidade, nasce o estudo científico do crime e, principalmente, do criminoso.
Cesare Lombroso: Criador da teoria do criminoso nato em seu livro “O homem delinquente”, o berço da criminologia. (1876). Determinismo – Aspectos biológicos – exclusão da culpabilidade
Enrico Ferri: Criou a expressão 'Escola Clássica'. Defendeu outras influências deterministas. Criou as teorias dos substitutivos penais e dos relógios quebrados.
Rafael Garofalo: Criou o conceito de delito natural. Legitimou as práticas imperialistas na África e na Ásia. Defendeu junto com Ferri a prisão perpétua e a pena de morte.
Permanências Positivistas: No Brasil: Nina Rodrigues, Euclides da Cunha e Afrânio Peixoto. Direito Penal do Autor. Reincidência. Esterilização Forçada
ESCOLA DE CHICAGO E A TEORIA ECOLÓGICA: Foi o berço da sociologia americana e tem como objeto de estudo a cidade, como ente vivo capaz de refletir e influenciar nas condutas criminosas: Mobilidade social e áreas de delinquência. Morar em favela do Rio é agravante em condenação por tráfico de drogas. Áreas de delinquência: Tanto o local degenerado influencia como reflete a moral de seus habitantes. Desorganização social. Se o crime está lá, por que procurar em outro lugar?
Permanências e Questões: Choque de ordem. Políticas de limpeza. Condenados por associação ao tráfico por morar em uma comunidade.

Essa pergunta também está no material:

Revisão de Criminologia: Conceitos e Teorias

Criminologia Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O conteúdo programático desta aula aborda diversos tópicos relacionados à Criminologia. Aqui está um resumo dos principais pontos: a) Conceito, objeto e método da Criminologia. Interdisciplinaridade. Criminologia na América Latina. Criminologia no Brasil. b) História do pensamento criminológico. Escola Clássica e Escola Positiva. Escola de Chicago e Teoria da Anomia. Teorias da Associação Diferencial e Subculturas Delinquentes. Teoria do Etiquetamento. Criminologia Crítica. c) Pensamento criminológico contemporâneo. Criminologia feminista (no processo de criminalização e vitimização). Criminologia racial, Criminologia cultural. Criminologia queer, Criminologia verde (crimes ambientais). Criminologia e crimes do Estado. d) Criminologia e política criminal. Minimalismo. Abolicionismo. Justiça Restaurativa. Realismo de esquerda. Realismo marginal. Lei e ordem. Tolerância zero. Populismo penal. Encarceramento em massa. Direito penal do inimigo. Política criminal atuarial. e) Política criminal de drogas. Criminalização do protesto. Criminalização dos movimentos sociais. Crime, controle penal e classes sociais no Brasil. Manicômios e reforma psiquiátrica. Espero que isso ajude! Se você tiver alguma dúvida específica sobre algum desses tópicos, é só me perguntar.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais