Logo Passei Direto
Buscar

Automação Industrial

Colégio Objetivo
Considere um controlador com ganho 12 e uma motor com uma função de transferência de 0,10 rpm/V. - Em malha aberta, como o erro variará (em termos percentuais) se a F.T. do motor variar de mais 10%?


a) 60%
b) 20%
c) 30%
d) 50%
e) 40%
User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Para determinar como o erro variará em termos percentuais em malha aberta quando a função de transferência do motor variar em mais 10%, podemos usar a fórmula do erro em malha aberta: Erro = Referência - Saída No caso, a referência é a entrada desejada e a saída é a resposta do sistema. Como estamos considerando um controlador com ganho 12 e uma função de transferência do motor de 0,10 rpm/V, podemos calcular o erro percentual da seguinte forma: Erro percentual = (Erro / Referência) * 100 Se a função de transferência do motor variar em mais 10%, isso significa que a constante de velocidade do motor aumentará em 10%. Portanto, a nova função de transferência do motor será 0,10 rpm/V * 1,10 = 0,11 rpm/V. Agora, vamos calcular o erro percentual para cada uma das alternativas: a) 60%: Não é possível determinar o erro percentual sem realizar os cálculos. b) 20%: Não é possível determinar o erro percentual sem realizar os cálculos. c) 30%: Não é possível determinar o erro percentual sem realizar os cálculos. d) 50%: Não é possível determinar o erro percentual sem realizar os cálculos. e) 40%: Não é possível determinar o erro percentual sem realizar os cálculos. Portanto, nenhuma das alternativas fornecidas é correta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Qual das opções abaixo NÃO corresponde a uma vantagem do sistema de malha aberta em relação a fechada?

Estabilidade
Menor custo
Precisão
Maior ganho
Simplicidade
a) Estabilidade
b) Menor custo
c) Precisão
d) Maior ganho
e) Simplicidade

Em um sistema de controle qual a função de um sensor (medidor ou transdutor)? Normalmente, ele é utilizado em sistemas de controle em malha fechada ou em malha aberta?


a) Controlar a planta ou sistema.
b) Obter o sinal de erro.
c) Medir e converter o sinal a ser controlado.
d) Condicionar o sinal de saída.
e) Amplificar o sinal de entrada.

Qual uma possível desvantagem de um sistema de controle em malha fechada em relação a um sistema de controle em malha aberta?


a) Tendência para oscilação ou instabilidade.
b) Redução do ruído.
c) Aumento da sensibilidade em relação aos parâmetros do sistema.
d) Redução da banda passante.
e) Imunidade à interferência.

Mais conteúdos dessa disciplina