Buscar

QUESTÃO 10 Faça a leitura do trecho abaixo, em seguida responda o que se pede: PM confunde guarda-chuva com fuzil e mata homem negro no Rio. Chovia...

QUESTÃO 10
Faça a leitura do trecho abaixo, em seguida responda o que se pede:
PM confunde guarda-chuva com fuzil e mata homem negro no Rio.
Chovia no Rio de Janeiro por volta das 19h30, um morador da favela Chapéu Mangueira, desceu a ladeira para esperar a mulher e os filhos com um guarda-chuva preto, um celular, um “canguru” (espécie de suporte para carregar crianças) e as chaves de casa. Passava próximo a um bar e repentinamente são ouvidos três disparos e o garçom foi baleado. Segundo moradores, policiais da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) teriam atirado no homem por terem confundido seu guarda-chuva com um fuzil e o “canguru” com um colete à prova de balas. A Polícia Militar informou que “os agentes foram alertados por populares que havia criminosos na localidade do bar e chegando ao local, houve troca de tiros, num breve confronto”. Moradores do local fizeram manifestações usando guarda-chuvas. Considerando o relato acima, assinale as alternativas corretas:


a. A manifestação de moradores se deu porque eles são contra a polícia e não aceitam que possa haver erro em uma ação ainda que ela seja lamentável.
b. Moradores de comunidade costumam proteger traficantes e
c. A Polícia Militar agiu corretamente, pois foi alertada por populares sobre a presença de criminosos na localidade do bar.
d. O homem foi morto porque estava em uma favela e a polícia tem ordens para atirar em qualquer pessoa que esteja em uma favela.
e. A ação da polícia foi equivocada e resultou na morte de um homem inocente.

Essa pergunta também está no material:

SEGURANÇA DE GRUPOS VUNERÁVEIS PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL (SINESP) - ATIVIDADE FINAL
6 pág.

Conselho da Promoção da Igualdade Racial Humanas / SociaisHumanas / Sociais

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a alternativa e) A ação da polícia foi equivocada e resultou na morte de um homem inocente. O relato menciona que os policiais confundiram o guarda-chuva com um fuzil e o "canguru" com um colete à prova de balas, o que levou ao disparo e à morte do homem. A manifestação dos moradores com o uso de guarda-chuvas também indica a insatisfação com a ação policial.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image