Buscar

O que ocorre (do ponto de vista clínico-biodinâmico) com o paciente com lesão total de cada um desses ligamentos (joelho)? - LCA: Este ligamento d...

O que ocorre (do ponto de vista clínico-biodinâmico) com o paciente com lesão total de cada um desses ligamentos (joelho)?

- LCA: Este ligamento desempenha um papel fundamental na estabilidade passiva do joelho, controlando o movimento rotacional e contendo a translação anterior da tíbia em relação ao fêmur. Os mecanismos geradores de lesões no Ligamento Cruzado Anterior (LCA), em geral, não envolvem queda ou contato direto, mas costumam ocorrer devido à rotação interna do fêmur sobre a tíbia, associados ou não a um valgismo, e em alguns casos, devido à hiperextensão do joelho. Além do edema articular, ocorrem desarranjo dos tecidos periarticulares, inibição da musculatura pelo quadro álgico e hipotrofia muscular, levando a um enfraquecimento da musculatura da coxa. Como consequência, após a ruptura do LCA, a articulação do joelho torna-se instável e há uma imediata e persistente fraqueza muscular, particularmente do músculo quadríceps, incapacitando o indivíduo no que se refere ao controle das forças inerentes às atividades diárias.
- LCP: A função primária do ligamento cruzado posterior (LCP) é limitar a translação posterior da tíbia em relação ao fêmur, além de restringir secundariamente as rotações externa, interna e varo-valgo. Entre as lesões do joelho, as lesões isoladas do LCP são menos comuns do que aquelas que envolvem o canto posterolateral concomitante ou outras lesões ligamentares. Em pacientes com lesões isoladas do LCP, o mecanismo de lesão mais comum inclui uma força direcionada posteriormente na tíbia proximal com o joelho flexionado e o tornozelo em plantiflexão, como em uma queda com o joelho flexionado, e até mesmo uma hiperflexão ou hiperextensão do joelho. Um paciente com lesão isolada do LCP pode relatar vagar no joelho, rigidez, inchaço ou desconforto com atividades que exigem níveis mais altos de flexão do joelho, como agachar-se, ajoelhar-se ou caminhar em uma escada.
- LCM: O Ligamento Colateral Medial (LCM) desempenha um papel fundamental na biomecânica do joelho, controlando o valgo durante a flexão do joelho de 0 a 30°, proporcionando estabilidade no plano frontal. A lesão no LCM ocorre devido a um valgo excessivo, resultado de uma força lateral aplicada sobre o joelho, ou devido à combinação de força em valgo e rotação externa da tíbia.
- LCP: O ligamento colateral lateral (LCL) desempenha um papel importante na estabilização do joelho em varo. Além disso, o LCL funciona como uma restrição secundária à rotação externa e deslocamento posterior da tíbia. As lesões do LCL podem resultar de contato direto, como um golpe no lado medial do joelho, ou não envolver contato, como no caso de uma queda ou mesmo um estresse de hiperextensão do joelho. Subjetivamente, os pacientes costumam relatar dor intensa e possível sensação de instabilidade.

Essa pergunta também está no material:

TICs - S12 - Ligamentos do Joelho
2 pág.

Sistemas Orgânicos Integrados II Centro Universitário NOVAFAPICentro Universitário NOVAFAPI

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Quando ocorre uma lesão total de cada um desses ligamentos no joelho, as seguintes alterações clínicas e biomecânicas podem ser observadas: - Lesão total do Ligamento Cruzado Anterior (LCA): Após a ruptura do LCA, a articulação do joelho torna-se instável, havendo uma imediata e persistente fraqueza muscular, especialmente no músculo quadríceps. Além disso, ocorre edema articular, desarranjo dos tecidos periarticulares, inibição da musculatura e hipotrofia muscular. Essas alterações podem levar a dificuldades no controle das forças durante as atividades diárias. - Lesão total do Ligamento Cruzado Posterior (LCP): A lesão isolada do LCP é menos comum do que lesões que envolvem outras estruturas ligamentares. Os sintomas podem incluir vagar no joelho, rigidez, inchaço e desconforto durante atividades que exigem flexão do joelho, como agachar-se, ajoelhar-se ou subir escadas. O mecanismo de lesão mais comum é uma força direcionada posteriormente na tíbia proximal com o joelho flexionado. - Lesão total do Ligamento Colateral Medial (LCM): O LCM desempenha um papel importante no controle do valgo durante a flexão do joelho. A lesão no LCM ocorre devido a um valgo excessivo, resultante de uma força lateral aplicada sobre o joelho ou de uma combinação de força em valgo e rotação externa da tíbia. - Lesão total do Ligamento Colateral Lateral (LCL): O LCL desempenha um papel na estabilização do joelho em varo. Lesões no LCL podem resultar de contato direto, como um golpe no lado medial do joelho, ou de estresse de hiperextensão do joelho. Os pacientes geralmente relatam dor intensa e possível sensação de instabilidade. É importante ressaltar que essas são apenas algumas das alterações que podem ocorrer em cada lesão ligamentar específica e que o diagnóstico e tratamento devem ser realizados por profissionais de saúde especializados.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais