Logo Passei Direto
Buscar

Português

Colégio Objetivo
Com os programas de promoção da inclusão digital, viabilizados pelos governos nos últimos anos, cada vez mais algumas regras de etiqueta, próprias ao ambiente virtual, são divulgadas. Assim, considerando a linguagem usada para construir o pequeno guia acima, verifica-se que


A) A presença da segunda pessoa do discurso – “tu” – indica um interlocutor específico a quem se dirige o texto.
B) O grau de formalidade do texto é inadequado aos leitores que utilizam e-mails para se comunicar cotidianamente.
C) Os termos em inglês foram utilizados desnecessariamente e acabam por confundir o usuário novato nos meios digitais.
D) O emprego dos verbos no modo imperativo, aliado ao tom instrucional, caracteriza o modo injuntivo de organização do discurso.
User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Com base na descrição fornecida, verifica-se que a alternativa correta é a letra D) O emprego dos verbos no modo imperativo, aliado ao tom instrucional, caracteriza o modo injuntivo de organização do discurso. Isso porque o texto apresenta uma linguagem direta e instrucional, utilizando verbos no modo imperativo para transmitir orientações e regras de etiqueta no ambiente virtual.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Os termos destacados têm natureza adverbial, EXCETO em:

"... entr
"... e renegá-lo seria correr o risco da perda do amor paterno.
"Não é o meu caso.
"... mas ela é verdadeira:
A) "... entr
B) "... e renegá-lo seria correr o risco da perda do amor paterno.
C) "Não é o meu caso.
D) "... mas ela é verdadeira:

A compreensão do ser humano apresentada no texto-base orientou várias produções literárias. Essa concepção está presente no fragmento:


A) “Foi de ver-se: os jovens atletas, os pares aferrados, empuxando-se, constringindo-se, rodopiando, rolando na selva com gritos satisfeitos (...); os corredores, alguns em rigor, respiração medida, beiços unidos, punhos cerrados contra o corpo, passo miúdo e vertiginoso; outros irregulares, bracejantes, prodigalizando pernadas, (...) numa precipitação desengonçada de avestruz, chegando esbofados (...), ao poste da vitória.” POMPÉIA, R. O ateneu.
B) “Os cabras co coronel chegaram (...) beberam (...) umas cachaças (...), resmungaram ameaças e partiram para a casa de Chiquinha. Jogavam os amantes jogos de amor no leito pago pelo coronel, apaixonados e confiantes (...). Os vizinhos ouviam (...) de quando em vez a voz de Chiquinha num gemido: ai, meu amor! Os cabras entraram pelo quintal, (...) Foi, segundo contam, surra de criar bicho, no rapaz e na moça (...)”. AMADO, J. Gabriela, cravo e canela.
C) “Sentiu-se um galho seco, espetado no ar. Quebradiço, coberto de cascas velhas. Talvez estivesse com sede, mas não havia água ali por perto. E sobretudo a certeza asfixiante de que se um homem a abraçasse naquele momento sentiria não a doçura macia nos nervos, mas o sumo de limão ardendo sobre eles, o corpo como madeira próxima do fogo, vergada, estalante, seca.” LISPECTOR, C. Perto do coração selvagem.
D) “(...) sentiu-se em insuportável estado de lubricidade. Era tarde já e não havia em casa alguma criada que lhe pudesse valer. Lembrou-se da mulher, mas repeliu logo essa ideia (...). Continuava a odiá-la. Entretanto este mesmo fato (...) como que ainda mais lhe assanhava o desejo da carne (...). Afinal, (...) foi ter ao quarto dela (...) não pôde resistir, atirou-se contra ela, que (...) deixou-se empolgar pelos rins (...), fingindo que continuava a dormir (...).” AZEVEDO, A. O cortiço.
E) O fragmento não está presente em nenhuma das alternativas.

Mais conteúdos dessa disciplina