Buscar

Você é repórter e recebe de uma fonte anônima uma acusação grave de interesse público sobre o político de renome você?

Respostas

User badge image

Jaqueline Gonçalves

  • Identique fontes sempre que possível. O público tem direito de tanta informação quanto pode ser fornecida sobre a confiabilidade das fontes. 
  • Sempre questione o motivo das "fontes antes de prometer anonimato. Esclareça as condições inerentes a qualquer promessa feita em troca de informações. Mantenha promessas.

O módulo nos lembra: "Antes de um jornalista conceder confidencialidade, deve haver uma discussão detalhada sobre as razões da fonte para querer evitar a responsabilidade, que é o que acontece quando você não nomeia a fonte. Diga para a fonte que sua matéria é mais credível e suas fontes mais responsáveis quando você usa seus nomes e consegue uma compreensão completa da motivação da fonte."

Quando eu me encontro com gerentes de mídia, sugiro nomear uma comissão de redação para desenvolver ou atualizar diretrizes para fontes anônimas. Forneço um pacote de materiais -- estudos de caso, exercícios e apostilas -- que podem ajudar a conduzir as normas.

Durante as oficinas, peço aos participantes para achar uma matéria de jornal, revista ou publicação online que contenha fontes não identificadas. Nós, então, trabalhamos em pequenos grupos para decidir se o anonimato foi justificado usando estas diretrizes:


1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando