Buscar

Disserte sobre os métodos que são aplicados para diagnóstico laboratorial da estrongiloidíase, indicando qual princípio técnico destas metodologias...

Disserte sobre os métodos que são aplicados para diagnóstico laboratorial da estrongiloidíase, indicando qual princípio técnico destas metodologias e qual forma parasitária deve ser procurada.

O diagnóstico laboratorial de estrongiloidíase em amostras de fezes baseia-se na busca pela larva do parasita, pois os ovos eclodem assim que chegam na mucosa intestinal, sendo raramente encontrados nas amostras fecais.
A larva rabditoide é habitualmente encontrada, porém, larvas filarioides podem ser vistas em pacientes com trânsito intestinal lento.
Os métodos de Baermann-Moraes e de Rugai são considerados ideais para a pesquisa.

Essa pergunta também está no material:

PARASITOLOGIA
1 pág.

Parasitologia Humana UNIASSELVI IERGSUNIASSELVI IERGS

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A estrongiloidíase é uma doença causada pelo parasita Strongyloides stercoralis. Existem diferentes métodos laboratoriais utilizados para o diagnóstico dessa infecção. Um dos métodos mais comumente utilizados é o método de Baermann-Moraes. Nesse método, uma amostra de fezes é colocada em um funil de vidro contendo água. A água é aquecida, o que estimula as larvas do parasita a migrarem para a parte inferior do funil. Após um período de tempo, a água é drenada e a sedimentação é examinada microscopicamente em busca das larvas rabditoides do Strongyloides stercoralis. Outro método utilizado é o método de Rugai, que consiste em colocar uma amostra de fezes em uma placa de Petri contendo uma solução salina. A placa é coberta e deixada em repouso por algumas horas. Após esse período, a solução salina é examinada microscopicamente em busca das larvas rabditoides do parasita. Ambos os métodos se baseiam no princípio de que as larvas do Strongyloides stercoralis possuem uma motilidade ativa e podem ser diferenciadas de outros parasitas presentes nas fezes. É importante ressaltar que, devido à baixa produção de ovos pelo parasita, a busca pelas larvas é mais eficaz para o diagnóstico da estrongiloidíase. Portanto, para o diagnóstico laboratorial da estrongiloidíase, os métodos de Baermann-Moraes e Rugai são considerados ideais, pois permitem a detecção das larvas rabditoides do Strongyloides stercoralis, que são a forma parasitária procurada.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais