Buscar

Sobre os Poderes Vinculado e Discricionário compreender através da leitura:

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Os poderes vinculado e discricionário são conceitos importantes no Direito Administrativo. O poder vinculado é aquele que a Administração Pública deve exercer de acordo com as normas e leis estabelecidas, sem margem para escolhas ou decisões subjetivas. Já o poder discricionário é aquele que permite à Administração Pública escolher a melhor forma de agir em determinada situação, dentro dos limites legais. Para compreender melhor esses conceitos, é importante estudar a legislação e a jurisprudência relacionadas ao tema, bem como os casos concretos em que esses poderes são aplicados. Além disso, é fundamental entender a diferença entre eles para saber quando a Administração Pública deve agir de forma vinculada ou discricionária.
1
Dislike0
User badge image

Viviane Emanuela Bezerra

Poder Vinculado

           É aquele poder em que é mínima ou inexistente a liberdade de atuação da administração em seus atos administrativos.

           Em relação aos atos vinculados, não cabe à administração tecer considerações sobre a oportunidade e conveniência, nem escolher seu conteúdo. O poder vinculado possibilita a ela somente executar o ato vinculado nas estritas hipóteses legais, observando o conteúdo rigidamente estabelecido em lei.

Poder Discricionário

           O agente administrativo dispõe de razoável liberdade de atuação, podendo valorar a oportunidade conveniência da prática do ato, quanto ao seu motivo e, dentro dos limites legal, o seu conteúdo (objeto).

1
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais