Buscar

A natureza das imagens foi longamente discutida: a imagem é ou não é a coisa que representa? Esse debate opôs iconoclastas e iconódulos, destruidor...

A natureza das imagens foi longamente discutida: a imagem é ou não é a coisa que representa? Esse debate opôs iconoclastas e iconódulos, destruidores e adoradores de imagens, respectivamente. Para a fotografia, porém, a Semiótica e a escola francesa de Roland Barthes propõem uma outra reflexão, não tão focada no aspecto de identificação entre imagem e ser, mas entre o que foi e o que a foto representa. Acerca do exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- Barthes considera a fotografia em sua essência icônica, mas sobretudo indicial. PORQUE II- Uma foto só retrata aspectos de algo real que existiu em um dado momento do passado: olhar uma foto do Corcovado, sugere que em algum momento anterior o Corcovado foi capturado pelo objetivo de um fotógrafo. Assinale a alternativa CORRETA:

I- Barthes considera a fotografia em sua essência icônica, mas sobretudo indicial.
II- Uma foto só retrata aspectos de algo real que existiu em um dado momento do passado: olhar uma foto do Corcovado, sugere que em algum momento anterior o Corcovado foi capturado pelo objetivo de um fotógrafo.
A) A asserção I é uma proposição verdadeira e II é uma proposição falsa.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a I justifica a II.
C) A asserção I é uma proposição falsa e II é uma proposição verdadeira.
D) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.

Essa pergunta também está no material:

Fotografia - Avaliação I - Individual
4 pág.

Fotografia Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a alternativa B) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a I justifica a II. Isso porque Roland Barthes considera a fotografia como essencialmente icônica, mas principalmente indicial, ou seja, ela não apenas representa algo, mas também indica que algo realmente existiu no passado. A foto do Corcovado, por exemplo, sugere que em algum momento anterior o Corcovado foi capturado pelo objetivo de um fotógrafo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais