Buscar

Entre os parâmetros de compressibilidade, destacam-se a pressão de pré-adensamento, o índice de compressão, e o coeficiente de adensamento. A obten...

Entre os parâmetros de compressibilidade, destacam-se a pressão de pré-adensamento, o índice de compressão, e o coeficiente de adensamento. A obtenção desses parâmetros se dá a partir da realização de ensaios de compressibilidade do solo normalmente efetuados utilizando-se o edômetro, que foi desenvolvido por Terzaghi para o estudo das características de compressibilidade e da taxa de compressão do solo com o tempo.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre relação tensão-deformação, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) O ensaio de compressão edométrica (ensaio de compressão confinada ou ensaio de adensamento) é o mais antigo e conhecido para a determinação de parâmetros de compressibilidade do solo.
II. ( ) O ensaio de compressão edométrica, Terzagui, é um teste unidimensional, que analisa características de compressibilidade como sua resistência à ruptura ao sofrer pressão.
III. ( ) O resultado do teste de compressibilidade é um valor que serve para indicar a tensão máxima suportada pela amostra de um determinado tipo de solo.
IV. ( ) O adensamento unidimensional ocorre com a retirada da água em um solo, havendo aumento da tensão efetiva e uma compressão gradual ao longo do tempo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

I. O ensaio de compressão edométrica (ensaio de compressão confinada ou ensaio de adensamento) é o mais antigo e conhecido para a determinação de parâmetros de compressibilidade do solo.
II. O ensaio de compressão edométrica, Terzagui, é um teste unidimensional, que analisa características de compressibilidade como sua resistência à ruptura ao sofrer pressão.
III. O resultado do teste de compressibilidade é um valor que serve para indicar a tensão máxima suportada pela amostra de um determinado tipo de solo.
IV. O adensamento unidimensional ocorre com a retirada da água em um solo, havendo aumento da tensão efetiva e uma compressão gradual ao longo do tempo.
F, V, V, F.
V, V, V, F.
V, F, V, F.
F, F, V, V.

Essa pergunta também está no material:

Mecânica Dos Solos Aplicada AOL1 - 20231 B
7 pág.

Mecânica dos Solos Aplicada EngenhariasEngenharias

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A sequência correta é: V, V, V, F.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais