Buscar

Um experimento consiste em medir a frequência e a velocidade de propagação de uma onda estacionária em uma corda de comprimento L = 2,4 m e massa m...

Um experimento consiste em medir a frequência e a velocidade de propagação de uma onda estacionária em uma corda de comprimento L = 2,4 m e massa m = 0,36 g. A corda é fixada em ambas as extremidades e é submetida a uma tensão T = 36 N. A onda estacionária é formada por dois ventres e um nó, como mostrado na figura. Determine: a) o comprimento de onda e a frequência da onda estacionária; b) a massa mZ correspondente ao trecho da corda Z de comprimento LZ = 60 cm, indicado na figura, e a massa mY correspondente ao trecho da corda Y de comprimento LY = 40 cm, indicado na figura.
a) o comprimento de onda e a frequência da onda estacionária;
b) a massa mZ correspondente ao trecho da corda Z de comprimento LZ = 60 cm, indicado na figura, e a massa mY correspondente ao trecho da corda Y de comprimento LY = 40 cm, indicado na figura.

Essa pergunta também está no material:

Prova resolvida biologia-fisica-matematica-portugues famerp2023 2dia
33 pág.

Matemática, Física, Química, Português e Inglês. Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) Para determinar o comprimento de onda da onda estacionária, podemos usar a fórmula λ = 2L/n, onde λ é o comprimento de onda, L é o comprimento da corda e n é o número de ventres (ou nós). No caso, temos dois ventres, então n = 2. Substituindo os valores, temos λ = 2 * 2,4 / 2 = 2,4 m. A frequência da onda estacionária pode ser determinada pela fórmula f = v/λ, onde f é a frequência, v é a velocidade de propagação da onda e λ é o comprimento de onda. No entanto, a velocidade de propagação da onda não foi fornecida na descrição do problema, então não é possível calcular a frequência. b) Para determinar a massa mZ correspondente ao trecho da corda Z de comprimento LZ = 60 cm e a massa mY correspondente ao trecho da corda Y de comprimento LY = 40 cm, precisamos saber a densidade linear da corda. Infelizmente, essa informação não foi fornecida na descrição do problema, então não é possível calcular as massas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais