Buscar

A Administração Pública não pode ficar inerte diante de irregularidades praticadas por seus servidores. É por isso que ela conta com órgãos de cont...

A Administração Pública não pode ficar inerte diante de irregularidades praticadas por seus servidores. É por isso que ela conta com órgãos de controle e há uma série de disposições jurídicas que garantem, sem prejuízo da independência dos Poderes, entre si, a possibilidade de controle externo. Nesse sentido, qual alternativa retrata a correta relação entre os princípios administrativos expressos e/ou não-expressos na Constituição Federal, sobre o Controle da Administração Pública?


Diante de irregularidades ou ilegalidades, a Administração Pública deve reformar seus atos, baseada no Princípio da Eficiência, porque os atos irregulares ou ilegais não proporcionam benefícios para a sociedade e, assim, ele se relaciona com o Princípio da Continuidade do Serviço Público.
O princípio da impessoalidade destaca que a Administração Pública não pode beneficiar ou prejudicar partes ilicitamente e, assim, ele se alinha com o Princípio doutrinário da transparência, para determinar o controle da Administração Pública.
O Princípio da Publicidade induz à Administração Pública que corrija os atos de seus servidores e se relaciona com o Princípio da Supremacia do Interesse Público, para determinar a correição interna ou externa de seus atos.
A Administração se atém, em assento constitucional, a desenvolver seus atos em estrita observância às determinações legais (Princípio da Legalidade) e, assim, o Princípio da Autotutela determina que ela corrija seus próprios desvios.
A Administração Pública realiza seu autocontrole baseada no Princípio da Moralidade e sua relação com o Princípio da Modicidade, porquanto o primeiro prevê a necessidade de ela manter seus atos em estrito respeito às necessidades da população, enquanto o segundo propõe que os preços públicos serão equilibrados, sem oneração específica aos usuários dos serviços públicos.

Essa pergunta também está no material:

Estudo dirigido - direito administrativo
11 pág.

Direito Administrativo e Direito Constitucional Universidade PotiguarUniversidade Potiguar

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta que retrata a correta relação entre os princípios administrativos expressos e/ou não-expressos na Constituição Federal, sobre o Controle da Administração Pública é: O Princípio da Publicidade induz à Administração Pública que corrija os atos de seus servidores e se relaciona com o Princípio da Supremacia do Interesse Público, para determinar a correição interna ou externa de seus atos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais