Buscar

Sobre o processo de fixação dos tecidos para a análise histopatológica, analise as afirmativas a seguir. A fixação tem como principal objetivo blo...

Sobre o processo de fixação dos tecidos para a análise histopatológica, analise as afirmativas a seguir.

A fixação tem como principal objetivo bloquear o sistema enzimático capaz de destruir o tecido (autólise), preservando e conservando os elementos teciduais, garantindo que as amostras mimetizem ou estejam muito próximas da realizada encontrada no paciente.
Inibir a diferenciação das estruturas histológicas quando exposto às técnicas de coloração de rotina.
A fixação por congelamento é o tipo de fixação mais utilizada, em que as amostras não precisam receber nenhum tipo de fixador ou tratamento antes do congelar. Essa fixação é ideal para análises rápidas e de algumas macromoléculas como os lipídeos e proteínas.
A fixação visa amolecer o tecido facilitando a entrada das substâncias que serão utilizadas nas próximas etapas dos exames histológicos.
A fixação impede a contaminação por outros organismos, como fungos e bactérias, facilitam a entrada das substâncias que serão utilizadas nas próximas etapas dos exames histológicos.
Coloração das amostras e confecção dos esfregaços; Contaminação durante a coleta de amostras e confecção dos esfregaços
Confecção dos esfregaços e coloração das lâminas; Montagem da lâmina e confecção dos esfregaços
Diversos fatores afetam a fixação, dentre eles a temperatura, espessura do tecido, grau de penetração do fixador, relação volume do fixador e tamanho do espécime, estocagem apropriada, pH do fixador, osmolaridade da solução fixadora, adição de sais na mistura, concentração dos fixadores e o tipo de tecido que está sendo retirado. Sobre as interferências causadas pelos esses fatores, assinale a alternativa incorreta.
Fixação das lâminas e coloração das lâminas; Confecção dos esfregaços e coloração das lâminas
Montagem da lâmina e confecção dos esfregaços; Coloração das amostras e confecção dos esfregaços

Essa pergunta também está no material:

Teste de Conhecimento Citopatologia Clínica
7 pág.

Citopatologia Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as afirmativas apresentadas sobre o processo de fixação dos tecidos para análise histopatológica, podemos identificar a alternativa incorreta. No caso, a afirmativa que está incorreta é: "A fixação por congelamento é o tipo de fixação mais utilizada, em que as amostras não precisam receber nenhum tipo de fixador ou tratamento antes do congelar. Essa fixação é ideal para análises rápidas e de algumas macromoléculas como os lipídeos e proteínas." Isso ocorre porque a fixação por congelamento não é o tipo de fixação mais utilizada na análise histopatológica. Na verdade, a fixação mais comum é feita com o uso de fixadores químicos, como o formol, que têm a função de preservar e conservar os elementos teciduais. A fixação por congelamento é utilizada em situações específicas, como em análises rápidas ou quando é necessário preservar macromoléculas sensíveis ao processo de fixação química. Portanto, a alternativa incorreta é aquela que menciona a fixação por congelamento como o tipo mais utilizado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais