Buscar

Do Conselho Tutelar Composição Candidatura a membro do Conselho Tutelar requisitos Das Atribuições do Conselho Da Escolha dos Conselheiros Dos Impe...

Do Conselho Tutelar
Composição
Candidatura a membro do Conselho Tutelar requisitos
Das Atribuições do Conselho
Da Escolha dos Conselheiros
Dos Impedimentos
O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.
O Conselho Tutelar é um órgão jurisdicional.
O Conselho Tutelar é composto por 3 membros.
Os membros do Conselho Tutelar são escolhidos pela população local.
O mandato dos membros do Conselho Tutelar é de 4 anos, permitida recondução por novos processos de escolha.
O exercício efetivo da função de conselheiro constituirá serviço público relevante e estabelecerá presunção de idoneidade moral.
O Conselho Tutelar tem como atribuição atender as crianças e adolescentes nas hipóteses previstas nos arts. 98 e 105, aplicando as medidas previstas no art. 101, I a VII.
O Conselho Tutelar tem como atribuição atender e aconselhar os pais ou responsável, aplicando as medidas previstas no art. 129, I a VIII.
O Conselho Tutelar tem como atribuição promover a execução de suas decisões, podendo requisitar serviços públicos nas áreas de saúde, educação, serviço social, previdência, trabalho e segurança, e representar junto à autoridade judiciária nos casos de descumprimento injustificado de suas deliberações.
O Conselho Tutelar tem como atribuição encaminhar ao Ministério Público notícia de fato que constitua infração administrativa ou penal contra os direitos da criança ou adolescente, e encaminhar à autoridade judiciária os casos de sua competência.
O processo para a escolha dos membros do Conselho Tutelar será estabelecido em lei municipal e realizado sob a responsabilidade do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, e a fiscalização do Ministério Público.
São impedidos de servir no mesmo Conselho membros da mesma família, ainda que em linha diferente, e o cônjuge, companheiro ou parente do titular de mandato eletivo, bem como qualquer pessoa que tenha sido penalizada por falta grave cometida no exercício profissional.

Essa pergunta também está no material:

ECA_-_Suzele_Veloso
7 pág.

Atualização Eca

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. É composto por 3 membros, escolhidos pela população local, através de um processo de escolha estabelecido em lei municipal e realizado sob a responsabilidade do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com fiscalização do Ministério Público. Para candidatura a membro do Conselho Tutelar, existem requisitos específicos que devem ser atendidos, que podem variar de acordo com a legislação municipal. O exercício efetivo da função de conselheiro é considerado serviço público relevante e estabelece presunção de idoneidade moral. As atribuições do Conselho Tutelar incluem atender crianças e adolescentes em situações previstas nos artigos 98 e 105, aplicando as medidas previstas no artigo 101, I a VII. Além disso, o Conselho Tutelar também tem a atribuição de atender e aconselhar os pais ou responsáveis, aplicando as medidas previstas no artigo 129, I a VIII. O Conselho Tutelar também pode promover a execução de suas decisões, requisitar serviços públicos nas áreas de saúde, educação, serviço social, previdência, trabalho e segurança, e representar junto à autoridade judiciária nos casos de descumprimento injustificado de suas deliberações. Também é responsabilidade do Conselho Tutelar encaminhar ao Ministério Público notícia de fato que constitua infração administrativa ou penal contra os direitos da criança ou adolescente, e encaminhar à autoridade judiciária os casos de sua competência. No que diz respeito aos impedimentos, membros da mesma família, mesmo que em linha diferente, não podem servir no mesmo Conselho, assim como o cônjuge, companheiro ou parente do titular de mandato eletivo. Além disso, qualquer pessoa que tenha sido penalizada por falta grave cometida no exercício profissional também está impedida de servir no Conselho Tutelar.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais