Logo Passei Direto
Buscar

Microbiologia

Colégio Objetivo
Descreva as características dos desmossomos e dos hemidesmossomos.

Os desmossomos são junções intercelulares que conectam as células epiteliais através de proteínas transmembrana e filamentos intermediários de queratina.
Os hemidesmossomos são junções intercelulares que conectam a membrana plasmática das células epiteliais à lâmina basal adjacente, através dos filamentos de queratina.
User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Os desmossomos são estruturas de junção intercelular que conectam as células epiteliais. Eles são compostos por proteínas transmembrana e filamentos intermediários de queratina. Sua função é fornecer resistência mecânica e adesão entre as células, permitindo a formação de tecidos fortes e coesos. Já os hemidesmossomos são estruturas de junção intercelular que conectam a membrana plasmática das células epiteliais à lâmina basal adjacente. Eles também são compostos por filamentos de queratina. Sua função é ancorar as células epiteliais à lâmina basal, proporcionando estabilidade e suporte ao tecido. Essas estruturas desempenham papéis importantes na integridade e função dos tecidos epiteliais, garantindo a adesão entre as células e a ancoragem adequada à matriz extracelular.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

1. Descreva as características das células que formam os fungos.
A célula do fungo não possui clorofila, logo ela não tem a capacidade de fazer fotossíntese. As suas células têm paredes rígidas, mas que não são formadas por celulose, como acontece com as plantas. Os fungos pluricelulares geralmente apresentam hifas - filamentos que se entrelaçam formando uma rede denominada micélio.

2. Descreva as características da célula que forma o protozoário parasita intestinal ameba (Entamoeba).
Entamoeba histolytica: é a ameba intestinal; protozoário causador da amebíase, terceira causa de morte por doença parasitária, sendo muito comum nos países tropicais. Esse protozoário, habitante do intestino grosso humano, pertence ao subfilo Sarcodina, tendo forma ameboide e locomovendo-se através de pseudópodes. Caracteriza-se por apresentar uma fase de vida comensal, por isso 90% dos casos de amebíase são assintomáticos, entretanto o parasito pode ser tornar patogênico, provocando quadros disentéricos de gravidade variável. A amebíase assintomática costuma ocorrer mais no centro-sul do país, enquanto a sintomática ocorre com mais frequência na região amazônica.

3. Explique a composição química básica e as funções da parede celular de uma bactéria, identificando o nome da bactéria escolhida.
Bactérias Gram-Negativas. As bactérias Gram-negativas são classificadas pela cor que adquirem depois de submetidas a um processo químico denominado coloração de Gram. As bactérias Gram-negativas adquirem coloração vermelha quando se usa esse processo. As outras bactérias adquirem coloração azul. Elas são chamadas de Gram-positivas. As bactérias Gram-negativas e Gram-positivas têm a coloração diferente porque suas paredes celulares são diferentes. Elas também causam tipos diferentes de infecções e tipos diferentes de antibióticos são eficazes contra elas. As bactérias Gram-negativas estão envoltas por uma cápsula protetora. Essa cápsula ajuda a evitar que os glóbulos brancos do sangue (que lutam contra infecções) ingiram as bactérias. Sob a cápsula, as bactérias Gram-negativas têm uma membrana externa que as protege contra certos antibióticos, como a penicilina. Quando perturbada, essa membrana libera substâncias tóxicas chamadas de endotoxinas. As endotoxinas contribuem para a gravidade dos sintomas durante infecções com bactéria Gram-negativas.

4. Identifique as características e as funções das especializações de membrana plasmática abaixo listadas (inclua por favor também uma figura ou desenho): - cílios - microvilos - junções aderentes - junções comunicantes (junções do tipo “gap”) – hemidesmossomos
Cílios: A função desempenhada pelos cílios e flagelos é basicamente locomotora. Eles são estruturas citoplasmáticas ligadas à membrana plasmática das células. O comprimento é variado, sendo os cílios mais curtos e em maior quantidade na superfície da célula, enquanto os flagelos são mais longos e geralmente pouco numerosos.

Microvilos: Estão envolvidos em uma ampla variedade de funções, incluindo absorção, Secreção e a adesão celular. Os microvilos são prolongamentos digitiformes da superfície (membrana plasmática) de células, os quais ampliam a área disponível para a absorção, além de nutri-las.

Junções Aderentes: As junções aderentes apresentam função, como o nome sugere, de ancoragem. Elas são semelhantes aos desmossomos, por apresentarem proteínas de adesão transmembrana da família das caderinas, entretanto, nesse caso, o citoesqueleto não está ancorado a filamentos intermediários, mas, sim, a microfilamentos de actina.

Junções Comunicantes: As junções comunicantes são uma ligação intercelular especializada entre uma multiplicidade de tipos de células animais. Elas conectam diretamente os citoplasmas de duas células, o que permite que várias moléculas, íons e impulsos elétricos passem diretamente de uma célula para outra.

Hemidesmossomos: São estruturas que ancoram as células epiteliais à matriz extracelular. São compostos por integrinas, que se ligam a proteínas da matriz extracelular, e por proteínas de ancoragem, que se ligam a filamentos intermediários de queratina presentes no citoplasma das células epiteliais.


Mais conteúdos dessa disciplina