Buscar

Analise o trabalho com a linguagem e a escrita desenvolvido por duas professoras, em escolas diferentes: Escola I: Os espaços destinados a cada cr...

Analise o trabalho com a linguagem e a escrita desenvolvido por duas professoras, em escolas diferentes: Escola I: Os espaços destinados a cada criança são identificados por meio de desenhos, para não deixar ver neles escrito o seu nome. Os lápis são usados só para desenhar, mas nunca para escrever. Pode ser que, por descuido, um calendário fique suspenso na parede e que, também por descuido, a professora escreva seus relatórios na frente das crianças em vez de fazê-lo durante o recreio, quase às escondidas. Às vezes, a professora conta histórias, mas nunca lê em voz alta. A escrita que tem o seu lugar no mundo urbano circundante, deixa de tê-lo na sala de aula. Escola II: A prática docente passa a seguir o modelo das mais tradicionais práticas, por meio de exercícios de controle motriz e discriminação perceptiva, reconhecimento e cópia de letras, sílabas ou palavras, repetições em coro... e nenhum uso funcional da língua escrita. Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas: ( ) Em ambas as escolas, supõe-se que as crianças só aprendem quando lhes é ensinado. ( ) Quanto à Escola II, no ensino da leitura e da escrita reconhece-se que a criança deve receber informação sobre a função social da escrita, atribuindo importância às vivências sociais da escrita. ( ) A Escola I desconhece que as crianças iniciam o aprendizado do sistema de escrita nos mais variados contextos, porque a escrita faz parte do espaço urbano, espaço doméstico e tecnológico. ( ) O papel do contexto de cultura escrita foi compreendido pelas Escolas I e II. A criação de um contexto significa proporcionar vivências para que as crianças atribuam significado à escrita.

Em ambas as escolas, supõe-se que as crianças só aprendem quando lhes é ensinado.
Quanto à Escola II, no ensino da leitura e da escrita reconhece-se que a criança deve receber informação sobre a função social da escrita, atribuindo importância às vivências sociais da escrita.
A Escola I desconhece que as crianças iniciam o aprendizado do sistema de escrita nos mais variados contextos, porque a escrita faz parte do espaço urbano, espaço doméstico e tecnológico.
O papel do contexto de cultura escrita foi compreendido pelas Escolas I e II. A criação de um contexto significa proporcionar vivências para que as crianças atribuam significado à escrita.
(V) V, V, F, V
(F) F, V, F, V
(F) V, F, V, F
(F) F, F, V, V

Essa pergunta também está no material:

P2 Alfabetização e Letramento
10 pág.

Pedagogia Ce Professora Antonieta PalmeiraCe Professora Antonieta Palmeira

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando o texto fornecido, podemos marcar as alternativas corretas da seguinte forma: (V) V, V, F, V Isso significa que as afirmativas verdadeiras são: - Em ambas as escolas, supõe-se que as crianças só aprendem quando lhes é ensinado. - Quanto à Escola II, no ensino da leitura e da escrita reconhece-se que a criança deve receber informação sobre a função social da escrita, atribuindo importância às vivências sociais da escrita. - O papel do contexto de cultura escrita foi compreendido pelas Escolas I e II. A criação de um contexto significa proporcionar vivências para que as crianças atribuam significado à escrita. Espero ter ajudado! Se tiver mais alguma dúvida, é só perguntar.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image