Buscar

Sobre a origem das radiações assinale V para verdadeiro e F para falso: 1A A diferença entre raios X e raios gama está apenas na sua origem. Os rai...

Sobre a origem das radiações assinale V para verdadeiro e F para falso:
1A A diferença entre raios X e raios gama está apenas na sua origem. Os raios gama são emitidos pelos núcleos de átomos instáveis, e os raios X são originados na eletrosfera. A radiação alfa (a) é alcançada quando um elemento radioativo - normalmente elementos com número atômico (Z) maior que 83 - emite uma com carga +2 e número de massa igual a 4. Essa também é chamada de núcleo do átomo de Hélio ( ). O decaimento ocorre quando um núcleo instável está com excesso de nêutrons. Com isso, haverá uma conversão desse nêutron excedente em elétron, o qual será ejetado do núcleo com um antineutrino, que não tem carga nem massa. O decaimento ocorre quando há um excesso de prótons dentro do núcleo. Portanto, esse próton excedente será convertido em pósitron, qual será ejetado do núcleo junto com um neutrino, que não tem carga nem massa. ( ) No interior do tubo de raios X encontramos o cátodo e ânodo. No cátodo há um filamento que, quando é energizado, gera calor. Quando o calor ultrapassa certo nível de energia, começa a emitir elétrons desse filamento (nuvem de elétrons), em um processo chamado Devido à diferença de potencial, esses elétrons dirigem-se para alvo (ânodo), onde iniciando o processo de produção de raios X.

A diferença entre raios X e raios gama está apenas na sua origem. Os raios gama são emitidos pelos núcleos de átomos instáveis, e os raios X são originados na eletrosfera.
A radiação alfa (a) é alcançada quando um elemento radioativo - normalmente elementos com número atômico (Z) maior que 83 - emite uma com carga +2 e número de massa igual a 4. Essa também é chamada de núcleo do átomo de Hélio.
O decaimento ocorre quando um núcleo instável está com excesso de nêutrons. Com isso, haverá uma conversão desse nêutron excedente em elétron, o qual será ejetado do núcleo com um antineutrino, que não tem carga nem massa.
O decaimento ocorre quando há um excesso de prótons dentro do núcleo. Portanto, esse próton excedente será convertido em pósitron, qual será ejetado do núcleo junto com um neutrino, que não tem carga nem massa.
No interior do tubo de raios X encontramos o cátodo e ânodo. No cátodo há um filamento que, quando é energizado, gera calor. Quando o calor ultrapassa certo nível de energia, começa a emitir elétrons desse filamento (nuvem de elétrons), em um processo chamado Devido à diferença de potencial, esses elétrons dirigem-se para alvo (ânodo), onde iniciando o processo de produção de raios X.
A. V-V-V-V-V
B. F-F-V-V-V
C. E

Essa pergunta também está no material:

dosimetria das radiações
1 pág.

Tecnólogo em Radiologia

💡 1 Resposta

User badge image

Patrícia Vital

Letra A

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais