Buscar

De acordo com a doutrina administrativista, qual é a Teoria Quaternária de Celso Antônio Bandeira de Mello sobre a validade de um ato administrativ...

De acordo com a doutrina administrativista, qual é a Teoria Quaternária de Celso Antônio Bandeira de Mello sobre a validade de um ato administrativo?
I. O ato irregular é entendido como um ato válido, no qual falta apenas o preenchimento de algum requisito formal de menor relevância para sua integral validade jurídica.
II. O ato inexistente é aquele que nunca chegou a ser praticado em nenhuma forma, apenas foi planejado pela Administração e anelado antes de sua execução.
III. Os atos nulos identificam-se com os comportamentos que possam ser classificados como ilícitos penais, como os que geram usurpação de função pública, ou juridicamente impossíveis.
IV. O ato anulável é aquele que foi emitido violando texto legal, mas que ainda permite posterior correção por parte da Administração para dar ao mesmo plena validade jurídica.

a) I, II.
b) II, III.
c) I, IV.
d) II, IV.
e) I, IV.

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com a doutrina administrativista, a Teoria Quaternária de Celso Antônio Bandeira de Mello sobre a validade de um ato administrativo é representada pela alternativa c) I, IV. Isso significa que o ato irregular é entendido como um ato válido, no qual falta apenas o preenchimento de algum requisito formal de menor relevância para sua integral validade jurídica, e o ato anulável é aquele que foi emitido violando texto legal, mas que ainda permite posterior correção por parte da Administração para dar ao mesmo plena validade jurídica.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina