Logo Passei Direto
Buscar

Metodologia

Colégio Objetivo
Considerando essas informações e os conteúdos da Rota de Aprendizagem da aula 5 de Produção de Recursos Didáticos em História relacione corretamente as características dos jogos educacionais e os simuladores virtuais.
1. Jogos educacionais.
2. Simuladores virtuais.
( ) Mostram compromisso maior com a representação da realidade.
( ) Apresentam um objetivo específico a ser concluído através de uma narrativa.
( ) Incentivam os alunos a solucionar problemas históricos de acordo com sua curiosidade.
( ) O sucesso depende da formulação e verificação de hipóteses dos jogadores.
A) 1-2-1-2
B) 2-1-1-2
C) 2-1-2-1
D) 1-2-2-1
User badge image
Estudando com Questões

há 3 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A resposta correta é a alternativa C) 2-1-2-1: 1. Jogos educacionais: Apresentam um objetivo específico a ser concluído através de uma narrativa. 2. Simuladores virtuais: Mostram compromisso maior com a representação da realidade. 3. Jogos educacionais: Incentivam os alunos a solucionar problemas históricos de acordo com sua curiosidade. 4. Simuladores virtuais: O sucesso depende da formulação e verificação de hipóteses dos jogadores.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Ensino de história: itinerário histórico e orientações práticas sobre o pensamento do historiador Marc Bloch, leia as seguintes afirmativas, assinalando V para verdadeiras e F para falsas: I. ( ) Para o autor, o historiador está sempre atrasado: chega tarde ao “laboratório”, somente depois que as experiências já terminaram; contudo, esses experimentos deixam “resíduos” e, com base neles, o estudioso pode tirar suas conclusões. II. ( ) Compara o historiador com profissionais como o detetive, o psicanalista e o médico, explicando que, assim como os saberes associados a essas profissões, o saber histórico é exato. III. ( ) Defende que o historiador também deve estar atento para construir seu saber com base em elementos aparentemente secundários ou insignificantes. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

I. ( ) Para o autor, o historiador está sempre atrasado: chega tarde ao “laboratório”, somente depois que as experiências já terminaram; contudo, esses experimentos deixam “resíduos” e, com base neles, o estudioso pode tirar suas conclusões.
II. ( ) Compara o historiador com profissionais como o detetive, o psicanalista e o médico, explicando que, assim como os saberes associados a essas profissões, o saber histórico é exato.
III. ( ) Defende que o historiador também deve estar atento para construir seu saber com base em elementos aparentemente secundários ou insignificantes.
a) V - F - F
b) F - V - F
c) F - F - V
d) V - V - F
e) F - V - V

Considerando essa citação e os conteúdos do livro-base Ensino de história: itinerário histórico e orientações práticas sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), considere as afirmativas: I. Divididos por áreas, os PCN defendem veementemente a presença da disciplina de História nos currículos escolares. II. São documentos obrigatórios às escolas públicas e opcionais às privadas, foram editados para ajudar os professores na construção de novos currículos e metodologias de ensino, como referenciais de qualidade para nortear a educação. III. Universalizaram os conteúdos para a construção dos currículos em escolas públicas e privadas, a fim de nortear a educação. Está correto apenas o que se afirma em:

I. Divididos por áreas, os PCN defendem veementemente a presença da disciplina de História nos currículos escolares.
II. São documentos obrigatórios às escolas públicas e opcionais às privadas, foram editados para ajudar os professores na construção de novos currículos e metodologias de ensino, como referenciais de qualidade para nortear a educação.
III. Universalizaram os conteúdos para a construção dos currículos em escolas públicas e privadas, a fim de nortear a educação.
a) Apenas a afirmativa I está correta.
b) Apenas a afirmativa II está correta.
c) Apenas a afirmativa III está correta.
d) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
e) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.

Respeito da leitura de quadrinhos pelos jovens, assinale a alternativa correta:


A) Segundo Werthan, o consumo de HQs produzia anomalias nos jovens: por exemplo, os leitores de Batman poderiam se tornar homossexuais, pois a história retrata dois homens que vivem juntos.

Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Ensino de história: itinerário histórico e orientações práticas sobre a Escola do Annales, observe as seguintes afirmacoes: I. Para os annalistas, a concepção de fonte se resumia aos documentos escritos. II. A partir dos Annales, a noção de história se amplificou para alcançar a ideia de história total. III. Os Annales ampliou a noção de sujeitos históricos, as massas anônimas foram historicizadas. Está correto apenas o que se afirma em:


E) II e III

Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Ensino de história: itinerário histórico e orientações práticas sobre o pensamento do historiador Marc Bloch, leia as seguintes afirmativas, assinalando V para verdadeiras e F para falsas: I. ( ) Para o autor, o historiador está sempre atrasado: chega tarde ao “laboratório”, somente depois que as experiências já terminaram; contudo, esses experimentos deixam “resíduos” e, com base neles, o estudioso pode tirar suas conclusões. II. ( ) Compara o historiador com profissionais como o detetive, o psicanalista e o médico, explicando que, assim como os saberes associados a essas profissões, o saber histórico é exato. III. ( ) Defende que o historiador também deve estar atento para construir seu saber com base em elementos aparentemente secundários ou insignificantes. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


B) V - F - F

Leia a citação: “Esse caráter de autoridad

Sobre o pensamento de Émile Durkheim a respeito da educação, assinale a alternativa correta:


E) O autor afirmava que a educação era a influência das gerações mais velhas sobre aquelas que as sucediam.

Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Produção de Recursos didáticos em História sobre os cuidados que professores devem estabelecer entre aprendizagem e metodologia aplicadas sobre o acervo de um Museu, assinale a alternativa correta:


E) Ao trabalhar com museus e acervos, o professor deve analisar o acervo criticamente, contextualizando-os criticamente.

Considerando o excerto de texto e os conteúdos do livro-base Produção de Recursos didáticos em História sobre História e Ensino de História sobre o uso de jogos como metodologia de aprendizagem, assinale a alternativa correta:


B) Os jogos têm por objetivo fazer com o que aluno problematize situações nem sempre próximas ou de fácil imaginação.

Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Produção de Recursos didáticos em História sobre a importância da ludicidade para a construção do conhecimento humano também para o ensino de História, assinale a alternativa correta:


E) Analogias, metáforas e situações imaginárias estão relacionadas às práticas lúdicas utilizadas em sala de aula.

De acordo com a aula 2 de Produção de Recursos Didáticos em História sobre a produção de recursos didáticos pelo professor, assinale a alternativa correta:


A) O professor não tem liberdade para selecionar o conteúdo, devendo seguir apenas as orientações legais.
B) O professor tem total liberdade para selecionar o conteúdo, sem restrições.
C) O professor deve seguir apenas os objetivos educacionais, sem se preocupar com as orientações legais.
D) O professor deve seguir apenas as orientações legais, sem se preocupar com os objetivos educacionais.
E) Não há liberdade nem restrições absolutas: é possível selecionar o conteúdo que deve respeitar as orientações legais e os objetivos educacionais a serem atingidos.

Mais conteúdos dessa disciplina