Buscar

13. Descreva a divisão do sistema nervoso central e periférico baseado em critérios anatômicos e funcionais. Sistema Nervoso Central (encéfalo e m...

13. Descreva a divisão do sistema nervoso central e periférico baseado em critérios anatômicos e funcionais.

Sistema Nervoso Central (encéfalo e medula espinhal) tem como função, receber e transmitir informações para todo o organismo.
Sistema nervoso periférico (nervos, e gânglios nervosos) e possui como função levar informações ao Sistema Nervoso Central e respostas aos órgãos efetores.

Essa pergunta também está no material:

ATIVIDADE 02 Anatomia Humana
7 pág.

Biologia Eeep Monsenhor Odorico De AndradeEeep Monsenhor Odorico De Andrade

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O sistema nervoso é dividido em duas partes principais: o sistema nervoso central (SNC) e o sistema nervoso periférico (SNP). O sistema nervoso central é composto pelo encéfalo e pela medula espinhal. O encéfalo é responsável por receber e processar informações sensoriais, controlar funções motoras, regular as emoções e realizar funções cognitivas, como memória, linguagem e pensamento. A medula espinhal, por sua vez, é responsável por transmitir informações entre o cérebro e o resto do corpo, além de coordenar reflexos. Já o sistema nervoso periférico é formado pelos nervos e gânglios nervosos. Os nervos são feixes de fibras nervosas que se estendem a partir do SNC para todas as partes do corpo, levando informações sensoriais dos órgãos e tecidos para o SNC e transmitindo respostas motoras do SNC para os órgãos efetores, como músculos e glândulas. Os gânglios nervosos são aglomerados de corpos celulares de neurônios localizados fora do SNC, que atuam no processamento e integração de informações. Em resumo, o sistema nervoso central recebe e processa informações, enquanto o sistema nervoso periférico leva informações ao SNC e respostas aos órgãos efetores.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais