Logo Passei Direto
Buscar

Direito Tributário

Colégio Objetivo
O Código Tributário Nacional afirma que o  lançamento regularmente notificado ao sujeito passivo só pode ser alterado em virtude de  impugnação do sujeito passivo, recurso de ofício e iniciativa de ofício da autoridade administrativa (art. 145). Considerando as previsões legais reservadas para os casos de iniciativa de ofício, assinale a alternativa correta.


a. A obrigação tributária acessória consiste em relação jurídica de direito público de caráter pecuniário, que tem por finalidade instrumentalizar e auxiliar a relação jurídica tributária principal.
b. Por guardar observância apenas à legislação tributária, as obrigações tributárias acessórias não estão sujeitos aos princípios da legalidade e da tipicidade.
c. De acordo com o artigo 113, § 3º, CTN, a obrigação tributária acessória é uma espécie de obrigação tributária, ainda que não possua conteúdo patrimonial, distinguindo-se de mero dever administrativo ou formal.
d. As obrigações tributárias acessórias dependem, necessariamente, da efetiva existência de uma obrigação tributária principal.
e. Por não pertencerem ao universo do direito positivo, as obrigações tributárias acessórias não deverá guardar observância ao regime jurídico aplicado segundo o que proclama a Constituição Federal.
User badge image
Estudando com Questões

há 3 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra D. As obrigações tributárias acessórias dependem, necessariamente, da existência de uma obrigação tributária principal.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Com base no texto inicial, analise as alternativas e assinale a correta.


a. V - F - V - F - V
b. F - F - F - V - F
c. F - F - V - F - F
d. F - V - F - V - F
e. V - V - V - V - V

Analise as afirmativas e assinale V para verdadeiro e F para falso:
O artigo se refere à modalidade de lançamento conhecida como 'lançamento de ofício', que ocorre quando a própria Autoridade atesta as condições necessárias para o nascimento do crédito tributário.
O artigo se refere à modalidade de lançamento conhecida como 'lançamento por arbitramento', que ocorre quando a própria Autoridade atesta as condições necessárias para o nascimento do crédito tributário.
O artigo se refere à técnica de lançamento conhecida como 'lançamento de ofício', utilizada pela própria Autoridade quando as informações prestadas pelo sujeito passivo, relacionadas diretamente à formação da base de cálculo do tributo, não mereçam fé.
O artigo se refere à técnica de lançamento conhecida como 'arbitramento', utilizada pela própria Autoridade quando as informações prestadas pelo sujeito passivo, relacionadas diretamente à formação da base de cálculo do tributo, não mereçam fé.
O artigo se refere à técnica de lançamento conhecida como 'autolançamento', utilizada pela própria Autoridade quando as informações prestadas pelo sujeito passivo, relacionadas diretamente à formação da base de cálculo do tributo, não mereçam fé.
Assinale a alternativa com a sequencia correta:

O artigo se refere à modalidade de lançamento conhecida como 'lançamento de ofício', que ocorre quando a própria Autoridade atesta as condições necessárias para o nascimento do crédito tributário. (V)
O artigo se refere à modalidade de lançamento conhecida como 'lançamento por arbitramento', que ocorre quando a própria Autoridade atesta as condições necessárias para o nascimento do crédito tributário. (F)
O artigo se refere à técnica de lançamento conhecida como 'lançamento de ofício', utilizada pela própria Autoridade quando as informações prestadas pelo sujeito passivo, relacionadas diretamente à formação da base de cálculo do tributo, não mereçam fé. (V)
O artigo se refere à técnica de lançamento conhecida como 'arbitramento', utilizada pela própria Autoridade quando as informações prestadas pelo sujeito passivo, relacionadas diretamente à formação da base de cálculo do tributo, não mereçam fé. (V)
O artigo se refere à técnica de lançamento conhecida como 'autolançamento', utilizada pela própria Autoridade quando as informações prestadas pelo sujeito passivo, relacionadas diretamente à formação da base de cálculo do tributo, não mereçam fé. (F)
a) V, F, V, V, F
b) F, V, V, F, V
c) V, F, V, F, V
d) F, V, F, V, V

Mais conteúdos dessa disciplina