Buscar

O Código Tributário Nacional afirma que o  lançamento regularmente notificado ao sujeito passivo só pode ser alterado em virtude de  impugnação do ...

O Código Tributário Nacional afirma que o  lançamento regularmente notificado ao sujeito passivo só pode ser alterado em virtude de  impugnação do sujeito passivo, recurso de ofício e iniciativa de ofício da autoridade administrativa (art. 145). Considerando as previsões legais reservadas para os casos de iniciativa de ofício, assinale a alternativa correta.


a. A obrigação tributária acessória consiste em relação jurídica de direito público de caráter pecuniário, que tem por finalidade instrumentalizar e auxiliar a relação jurídica tributária principal.
b. Por guardar observância apenas à legislação tributária, as obrigações tributárias acessórias não estão sujeitos aos princípios da legalidade e da tipicidade.
c. De acordo com o artigo 113, § 3º, CTN, a obrigação tributária acessória é uma espécie de obrigação tributária, ainda que não possua conteúdo patrimonial, distinguindo-se de mero dever administrativo ou formal.
d. As obrigações tributárias acessórias dependem, necessariamente, da efetiva existência de uma obrigação tributária principal.
e. Por não pertencerem ao universo do direito positivo, as obrigações tributárias acessórias não deverá guardar observância ao regime jurídico aplicado segundo o que proclama a Constituição Federal.

Essa pergunta também está no material:

Direito Tributário - Direito Constitucional Tributário - U3 - Avaliação da Unidade
6 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D. As obrigações tributárias acessórias dependem, necessariamente, da existência de uma obrigação tributária principal.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais