Buscar

O que é o coeficiente de correlação e quais são suas propriedades mais importantes? O coeficiente de correlação é uma medida adimensional. O coefi...

O que é o coeficiente de correlação e quais são suas propriedades mais importantes?

O coeficiente de correlação é uma medida adimensional.
O coeficiente de correlação é dependente das unidades de medida das variáveis X e Y.
Quanto mais próximo de zero estiver o coeficiente de correlação, menor será o relacionamento linear entre X e Y.
Um valor igual a zero indica ausência apenas de relacionamento linear.
Quanto mais próximo de +1 for o coeficiente de correlação, maior será o grau de relacionamento linear positivo entre X e Y.
Quanto mais próximo de -1 for o coeficiente de correlação, maior será o grau de relacionamento linear negativo entre X e Y.
As propriedades mais importantes do coeficiente de correlação são: intervalo de variação vai de -1 a +1.

Essa pergunta também está no material:

teste
1 pág.

Estatística I

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O coeficiente de correlação é uma medida estatística que avalia a relação entre duas variáveis. Ele varia de -1 a +1 e possui algumas propriedades importantes: 1. O coeficiente de correlação é adimensional, o que significa que não possui unidades de medida. Ele apenas indica a força e a direção da relação entre as variáveis. 2. O coeficiente de correlação é dependente das unidades de medida das variáveis X e Y. Isso significa que se as unidades de medida forem alteradas, o valor do coeficiente também será alterado. 3. Quanto mais próximo de zero estiver o coeficiente de correlação, menor será o relacionamento linear entre X e Y. Um valor igual a zero indica ausência de relacionamento linear entre as variáveis. 4. Quanto mais próximo de +1 for o coeficiente de correlação, maior será o grau de relacionamento linear positivo entre X e Y. Isso indica que as variáveis têm uma relação linear positiva forte. 5. Quanto mais próximo de -1 for o coeficiente de correlação, maior será o grau de relacionamento linear negativo entre X e Y. Isso indica que as variáveis têm uma relação linear negativa forte. Essas são algumas das propriedades mais importantes do coeficiente de correlação. Ele é uma ferramenta útil para analisar a relação entre variáveis em estudos estatísticos.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais