Buscar

A análise sociológica da educação, de suas finalidades e efeitos, convergiu para a consolidação de uma área específica do campo sociológico: a Soci...

A análise sociológica da educação, de suas finalidades e efeitos, convergiu para a consolidação de uma área específica do campo sociológico: a Sociologia da Educação. Nesse campo, alguns autores, denominados reprodutivistas, merecem destaque por suas posições e contribuições. As proposições citam esses autores, mas qual delas está incorreta?


a. Para Louis Althusser, a permanência do capitalismo depende da reprodução de seus componentes essenciais, sendo eles econômicos (força de trabalho x meios de produção) e ideológicos, especialmente o conteúdo da educação.
b. Christian Baudelot, Roger Establet e Samuel Bowles (também reprodutivistas) afirmam que a reprodução do sistema capitalista na escola não se dá por meio dos conteúdos, mas pela vivência das relações de subordinação, obediência, disciplina etc.
c. Para Pierre Bourdieu, a escola é um espaço de reprodução das desigualdades sociais, uma vez que a cultura escolar é a cultura da classe dominante.
d. A escola, para Bourdieu e Passeron, constitui agente para controle e diminuição da violência simbólica, por isso os dois são denominados reprodutivistas, por verem a escola como agente na reprodução e distribuição do capital cultural.
e. Para Bowles e Gintis, a escola é um espaço de reprodução das desigualdades sociais, uma vez que a cultura escolar é a cultura da classe dominante.

Essa pergunta também está no material:

U1 - Questionário - SOCIOLOGIA E EDUCAÇÃO
11 pág.

Sociologia da Educação Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Alyne Santos Silva

Letra D. A escola, para Bourdieu e Passeron, constitui agente para controle e diminuição da violência simbólica, por isso os dois são denominados reprodutivistas, por verem a escola como agente na reprodução e distribuição do capital cultural. (corrigida)


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais