Considerando a situação acima descrita, avalie as afirmacoes a seguir: I. A proposta pedagógica desenvolvida possibilitou ao professor abordar temas diretamente relacionados a saúde. II. Na proposta pedagógica, a temática ginástica assume um papel funcionalista, ou seja, é utilizada como contexto para a abordagem de outros conteúdos que não ela própria. III. Na aula em que os alunos vivenciaram a corrida e a caminhada, foram apresentados conhecimentos conceituais e procedimentais, articulando teoria e prática. É correto o que se afirma em II e III, apenas. II, apenas. X I e III, apenas. I, apenas. I, II e III.
I. A proposta pedagógica desenvolvida possibilitou ao professor abordar temas diretamente relacionados a saúde. II. Na proposta pedagógica, a temática ginástica assume um papel funcionalista, ou seja, é utilizada como contexto para a abordagem de outros conteúdos que não ela própria. III. Na aula em que os alunos vivenciaram a corrida e a caminhada, foram apresentados conhecimentos conceituais e procedimentais, articulando teoria e prática. II e III, apenas. II, apenas. I e III, apenas. I, apenas. I, II e III.
Os objetivos da educação física escolar contemplam o desenvolvimento motor, afetivo-social e cognitivo, que podem assumir diferentes relações nos conteúdos, conforme a faixa etária dos alunos. Portanto, espera-se que os alunos por meio da Educação Física Escolar, possam melhorar, adquirir, ampliar e ter acesso a alguns componentes essenciais da Educação Física Escolar; analise-os: I- Adquirir conhecimento de como melhorar a qualidade do movimento, conhecendo as informações essenciais das habilidades motoras básicas e suas combinações, para aplicá-las na organização espacial e temporal dos diferentes jogos. II- Ampliar seu repertório motor, demonstrando capacidade de executar as habilidades básicas de locomoção, manipulação, estabilização e suas combinações. III- Adquirir conhecimentos acerca das dimensões biológicas, comportamentais e socioculturais do movimento, suas implicações e os aspectos conceituais inerentes a ela. IV- Ter acesso à cultura do movimento, conhecendo a história, as regras e as curiosidades sobre jogos, esportes, atividades rítmicas e expressivas, ginástica e lutas. Está correto o que se afirma em
I- Adquirir conhecimento de como melhorar a qualidade do movimento, conhecendo as informações essenciais das habilidades motoras básicas e suas combinações, para aplicá-las na organização espacial e temporal dos diferentes jogos. II- Ampliar seu repertório motor, demonstrando capacidade de executar as habilidades básicas de locomoção, manipulação, estabilização e suas combinações. III- Adquirir conhecimentos acerca das dimensões biológicas, comportamentais e socioculturais do movimento, suas implicações e os aspectos conceituais inerentes a ela. IV- Ter acesso à cultura do movimento, conhecendo a história, as regras e as curiosidades sobre jogos, esportes, atividades rítmicas e expressivas, ginástica e lutas. Apenas I e II. Apenas II e III. Todas as afirmativas estão corretas. Apenas III e IV. Todas afirmativas estão incorretas.
De acordo com as finalidades do desenvolvimento das habilidades corporais e da participação de atividades culturais, conforme preceitos teóricos do MEC, analise as informações com V (Verdadeiro) ou F(Falso). Após análise, marque a alternativa correta. (__) Lazer. (__) Competição coletiva. (__) Expressão de sentimentos, afetos e emoções. (__) Pluriculturalismo.
V; V; V; V. F; V; V; F. V; V; V; F. V; V; F; V. X V; V; V; V. V; F; V; F
Sobre o repertório motor que o aluno traz consigo quando chega à escola:
Deve servir de ponto de partida para a atuação do professor. Deve ser pouco explorado, porque origina-se fora do contexto escolar. Deve ser avaliado pelo professor e então descartado. Deve ser descartado porque são simples diante dos novos movimentos a serem aprendidos. O professor de Educação física deve descartar, para que a aula mantenha uma padronização. X Deve servir de ponto de partida para a atuação do professor.
No aspecto didático e pedagógico, o planejamento deve orientar o professor a responder alguns questionamentos relevantes. Em relação à pergunta: “Para que vou ensinar?”, a mesma corresponde aos:
Objetivos Conteúdos Avaliação Metodologia X Objetivos Recursos Didáticos
Durante um semestre de aulas de Educação Física, nos anos iniciais do ensino fundamental, os professores de determinada escola escolheram as ginásticas como terra de estudo. A opção foi feita pela manifestação da cultura corporal após discussões focadas nos valores para a convivência, que integravam o projeto político-pedagógico da Escola. Os estudos foram norteados pelo tema As diferenças entre as ginásticas para a saúde e lazer e as ginásticas de competição. Nas modalidades ginásticas para a saúde e lazer, foram estudados os alongamentos, as corridas e caminhada, hidroginástica, ginástica de academia (aeróbia e musculação) e a ioga; a ginástica de competição estudada foi a ginastica artística. Todos vivenciaram a corrida e a caminhada, tendo sido esta última, apresentada por alguns alunos como uma prática que "ajuda a emagrecer", realizada por diversos familiares, principalmente avós e mães. Em sala de aula, discutiu-se o motivo de essas atividades colaborarem para o processo de emagrecimento e o modo de realizá-las. O professor fez uma breve explicação acerca dos batimentos cardíacos e mediou a frequência cardíaca de um aluno em repouso e durante o exercício da corrida. Como não havia aparelhos para todos, o professor ensinou a fazer a medição com a utilização do relógio. A aula foi realizada na área verde da escola, um espaço arborizado, com sombra e com solo irregular, assemelhando-se bastante com os espaços de praças e parques, onde, segundo os alunos, os seus parentes costumam se exercitar.
A ginástica artística foi a única modalidade estudada. A ginástica de academia não foi estudada. A ginástica de competição foi estudada apenas para comparação com as outras modalidades. X Foram estudadas as diferenças entre as ginásticas para a saúde e lazer e as ginásticas de competição. Apenas as modalidades de corrida e caminhada foram estudadas.
Sobre a percepção da Cultura Corporal de movimento na Educação Física escolar é adequado afirmar que:
essa concepção se refere a temas transversais que devem ser tratados na aula de educação física tais como: ecologia, papéis sexuais, saúde pública, relações sociais do trabalho, preconceitos sociais, raciais, da deficiência, da velhice e distribuição do solo. Nesse tipo de abordagem, o futebol e capoeira são vistos pelos educadores como atividades que alienam os estudantes e não os prepara fisicamente. a renovação do rendimento corporal é conteúdo fundamental da Cultura Corporal de movimento. a percepção da Cultura Corporal apresenta como conteúdo da Educação Física o ponto de trabalhar a “saúde renovada”, com vistas a atrair os alunos para as práticas de atividades físicas e esportivas para a adolescência. tem como temas o jogo, a ginástica, o esporte, a dança, a capoeira e outras temáticas que apresentarem relações com os principais problemas dessa cultura corporal de movimento e o contexto histórico-social dos alunos.