Buscar

A6 (2022). Os conteúdos estudados na Aula 6 , tema: “SERVIÇO SOCIAL E RELAÇÕES SOCIAIS CAPITALISTAS”, contemplaram uma contextualização do Serviço ...

A6 (2022). Os conteúdos estudados na Aula 6 , tema: “SERVIÇO SOCIAL E RELAÇÕES SOCIAIS CAPITALISTAS”, contemplaram uma contextualização do Serviço Social, enquanto profissão, no âmbito das relações sociais, demonstrando que há uma conjuntura na qual a profissão se desenvolve, especificidades sobre as quais atua e atores com grande evidência em seu cotidiano, tais como o Estado. Acerca das relações da profissão do Serviço Social com a sociedade na qual está inserido, assinale a alternativa correta:


A O Serviço Social possui uma particularidade interventiva, uma vez que essa profissão atua diretamente no enfrentamento da questão social e suas manifestações. Esta questão social, por sua vez, é produzida no contexto das sociedades capitalistas, dentro das quais atua o Serviço Social.
B A crescente descentralização das políticas sociais pelo Estado capitalista, no acelerado processo de modernização progressista no Brasil, tem gerado redução significativa da demanda pela execução de programas e serviços sociais.
C O Serviço Social tem no Estado o seu maior interlocutor, pois este além de ser o seu maior empregador, também possui semelhantes princípios acerca da transformação da sociedade, superação da exploração do trabalho e enfrentamento às raízes das desigualdades geradas no sistema capitalista.
D O Estado, enquanto agente de inclusão social, luta arduamente na transformação das sequelas da questão social em objeto de intervenção profissional do Serviço Social. Esse compromisso se alinha com a profissão no seu sentido técnico e operativo.
E O Serviço Social, assim como as demais profissões, precisa sustentar sua identidade sem ser influenciado pelo contexto e pelas relações sociais. A qualidade das intervenções profissionais está relacionada ao rigor de suas técnicas e capacidade de neutralidade diante dos conflitos sociais externos.

Essa pergunta também está no material:

APOL 2 - Desenvolvimento Capitalista e Serviço Social
8 pág.

Desenvolvimento Capitalista e Serviço Social Centro Universitário UNINTERCentro Universitário UNINTER

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A: O Serviço Social possui uma particularidade interventiva, uma vez que essa profissão atua diretamente no enfrentamento da questão social e suas manifestações. Esta questão social, por sua vez, é produzida no contexto das sociedades capitalistas, dentro das quais atua o Serviço Social.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais