Buscar

Sobre a relação entre Psicoterapia e Práticas Alternativas, marque a alternativa correta. A psicoterapia é um conjunto de estratégias e técnicas p...

Sobre a relação entre Psicoterapia e Práticas Alternativas, marque a alternativa correta.

A psicoterapia é um conjunto de estratégias e técnicas psicológicas que visam curar problemas psicológicos (depressão, dificuldades de relacionamento, ansiedade) na busca de um equilíbrio emocional e saúde mental do paciente.
Os Conselhos Regionais de Psicologia entendem de forma geral que as terapias alternativas não são práticas psicológicas porque não se fundamentam na ciência e na teoria psicológica.
As terapias alternativas têm fundamento teórico e científico, podendo, portanto, ser consideradas na Psicoterapia.
É possível que um Psicólogo se intitule como Psicoterapeuta e Terapeuta Floral, por exemplo.
É possível que um Psicólogo ensine técnicas e práticas da Psicoterapia para um Terapeuta de Vidas Passadas, garantindo melhores resultados em seu trabalho.
As terapias alternativas são complementares à Psicoterapia e podem ser usadas pelo Psicólogo.
a) A psicoterapia é fundamentada em teoria e premissas científicas, o que não acontece necessariamente em terapias alternativas. Desta forma, nenhum Psicólogo Clínico está autorizado a associar nenhuma prática do tipo alternativa à sua prática profissional, ou seja, não pode receitar florais ou qualquer outro tipo de medicamento, não pode fazer um mapa astral, não pode indicar ritos religioso associado à prática da Psicologia. Em outras palavras, o profissional não pode se intitular de Psicólogo e terapeuta floral. O Código de Ética Profissional é muito claro em seu Artigo 18º ao mencionar a não divulgação, ensino, cessão, empréstimo ou venda para leigos de instrumentos e técnicas psicológicas que permitam ou facilitem ou exercício ilegal da profissão.
b) A psicoterapia é fundamentada em teoria e premissas científicas, o que não acontece necessariamente em terapias alternativas. Desta forma, nenhum Psicólogo Clínico está autorizado a associar nenhuma prática do tipo alternativa à sua prática profissional, ou seja, não pode receitar florais ou qualquer outro tipo de medicamento, não pode fazer um mapa astral, não pode indicar ritos religioso associado à prática da Psicologia. Em outras palavras, o profissional não pode se intitular de Psicólogo e terapeuta floral. O Código de Ética Profissional é muito claro em seu Artigo 18º ao mencionar a não divulgação, ensino, cessão, empréstimo ou venda para leigos de instrumentos e técnicas psicológicas que permitam ou facilitem ou exercício ilegal da profissão.
c) A psicoterapia é fundamentada em teoria e premissas científicas, o que não acontece necessariamente em terapias alternativas. Desta forma, nenhum Psicólogo Clínico está autorizado a associar nenhuma prática do tipo alternativa à sua prática profissional, ou seja, não pode receitar florais ou qualquer outro tipo de medicamento, não pode fazer um mapa astral, não pode indicar ritos religioso associado à prática da Psicologia. Em outras palavras, o profissional não pode se intitular de Psicólogo e terapeuta floral. O Código de Ética Profissional é muito claro em seu Artigo 18º ao mencionar a não divulgação, ensino, cessão, empréstimo ou venda para leigos de instrumentos e técnicas psicológicas que permitam ou facilitem ou exercício ilegal da profissão.
d) A psicoterapia é fundamentada em teoria e premissas científicas, o que não acontece necessariamente em terapias alternativas. Desta forma, nenhum Psicólogo Clínico está autorizado a associar nenhuma prática do tipo alternativa à sua prática profissional, ou seja, não pode receitar florais ou qualquer outro tipo de medicamento, não pode fazer um mapa astral, não pode indicar ritos religioso associado à prática da Psicologia. Em outras palavras, o profissional não pode se intitular de Psicólogo e terapeuta floral. O Código de Ética Profissional é muito claro em seu Artigo 18º ao mencionar a não divulgação, ensino, cessão, empréstimo ou venda para leigos de instrumentos e técnicas psicológicas que permitam ou facilitem ou exercício ilegal da profissão.

Essa pergunta também está no material:

Simulado 2 Psicologia, ética e Direitos Humanos
9 pág.

Psicologia e Direitos Humanos Universidade Estácio de Sá - EADUniversidade Estácio de Sá - EAD

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D) A psicoterapia é fundamentada em teoria e premissas científicas, o que não acontece necessariamente em terapias alternativas. Desta forma, nenhum Psicólogo Clínico está autorizado a associar nenhuma prática do tipo alternativa à sua prática profissional, ou seja, não pode receitar florais ou qualquer outro tipo de medicamento, não pode fazer um mapa astral, não pode indicar ritos religiosos associados à prática da Psicologia. O Código de Ética Profissional é muito claro em seu Artigo 18º ao mencionar a não divulgação, ensino, cessão, empréstimo ou venda para leigos de instrumentos e técnicas psicológicas que permitam ou facilitem o exercício ilegal da profissão.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais