Buscar

18. Um tanque rígido contendo um volume de 0,5m3 é colocado sob uma forno quente. Inicialmente o tanque contem um vapor d´água em estado de mistura...

18. Um tanque rígido contendo um volume de 0,5m3 é colocado sob uma forno quente. Inicialmente o tanque contem um vapor d´água em estado de mistura com pressão de 1 bar e título de 0,5. Depois do aquecimento a pressão vai para 1,5 bar. Indique os estados inicial e final da mistura em um diagrama Tx v e determine: a. A temperatura de cada estado do sistema, em 0C b. A massa de vapor d´água em cada estado, em kg c. Se o aquecimento continuar determine a pressão final do sistema, em bar, quando o tanque estiver totalmente preenchido com vapor saturado.

a. A temperatura de cada estado do sistema, em 0C
b. A massa de vapor d´água em cada estado, em kg
c. Se o aquecimento continuar determine a pressão final do sistema, em bar, quando o tanque estiver totalmente preenchido com vapor saturado.

Essa pergunta também está no material:

Lista de exercícios termodinâmica
5 pág.

Termodinâmica Universidade Regional do CaririUniversidade Regional do Cariri

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Para resolver esse problema, é necessário utilizar os conceitos da termodinâmica e das propriedades do vapor d'água. Vou responder às perguntas a, b e c separadamente: a) Para determinar a temperatura de cada estado do sistema, é necessário utilizar o diagrama de temperatura-entropia (T-s) do vapor d'água. No estado inicial, com pressão de 1 bar e título de 0,5, podemos traçar uma linha horizontal no diagrama até encontrar a curva de saturação correspondente. A interseção dessa linha com a curva de saturação nos dará a temperatura inicial. No estado final, com pressão de 1,5 bar, repetimos o processo e encontramos a temperatura final. b) Para determinar a massa de vapor d'água em cada estado, é necessário utilizar a equação do título. O título é a fração mássica de vapor na mistura. No estado inicial, com título de 0,5, podemos multiplicar o volume total do tanque pelo título para obter o volume de vapor. Em seguida, utilizando as propriedades do vapor d'água, podemos determinar a massa correspondente. No estado final, repetimos o processo com o novo volume total e o título de vapor saturado. c) Para determinar a pressão final do sistema quando o tanque estiver totalmente preenchido com vapor saturado, é necessário utilizar a tabela de propriedades do vapor d'água. Com base no volume total do tanque, podemos determinar o volume específico do vapor saturado correspondente. Em seguida, utilizando a tabela, encontramos a pressão correspondente a esse volume específico. Lembrando que essas são apenas orientações gerais para resolver o problema. É importante consultar as tabelas e diagramas específicos do vapor d'água para obter os valores exatos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais