Buscar

What are the elements to consider when planning a didactic unit? Information available on the objectives and contents of the primary curriculum and...

What are the elements to consider when planning a didactic unit?
Information available on the objectives and contents of the primary curriculum and the corresponding center project.
The types of problems that are the field of application of the selected mathematical contents.
The organized set of institutional, operational, and discursive practices that provide a solution to the selected types of problems (procedural, conceptual contents, and forms of representation).
An in-depth analysis of the contents to be taught, their organization, structure, logical relationships, resolution techniques, forms of representation, etc.
The historical genesis of the contents to be taught.
The moment in history in which a mathematical content is developed.

Essa pergunta também está no material:

1_Fundamentos
155 pág.

Matemática Vicente Villegas ChavezVicente Villegas Chavez

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Ao planejar uma unidade didática, existem vários elementos a serem considerados. Alguns desses elementos incluem: 1. Objetivos de aprendizagem: Definir claramente quais são os objetivos que você deseja que os alunos alcancem ao final da unidade. Esses objetivos devem ser específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais (SMART). 2. Conteúdos curriculares: Analisar os conteúdos do currículo escolar e identificar quais são relevantes para a unidade em questão. Certifique-se de que os conteúdos selecionados estejam alinhados com os objetivos de aprendizagem. 3. Problemas e situações de aplicação: Identificar os tipos de problemas ou situações em que os conteúdos matemáticos selecionados podem ser aplicados. Isso ajuda a tornar o ensino mais contextualizado e significativo para os alunos. 4. Práticas de ensino: Considerar as práticas de ensino que serão utilizadas para ensinar os conteúdos. Isso inclui estratégias de ensino, recursos didáticos, atividades práticas, discussões em grupo, entre outros. 5. Análise dos conteúdos: Realizar uma análise aprofundada dos conteúdos a serem ensinados, compreendendo sua estrutura, relações lógicas, técnicas de resolução, formas de representação, entre outros aspectos relevantes. 6. Contextualização histórica: Compreender a origem histórica dos conteúdos a serem ensinados e o momento em que foram desenvolvidos. Isso ajuda a fornecer uma perspectiva mais ampla e a conectar os conteúdos com a realidade dos alunos. Esses são apenas alguns dos elementos a serem considerados ao planejar uma unidade didática. É importante adaptar esses elementos de acordo com as necessidades e características dos alunos, bem como com as diretrizes curriculares estabelecidas.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais