Buscar

Como entro em uma faculdade publica

Respostas

User badge image

Aldeide Teles

asdddd

1
Dislike0
User badge image

José Cunha

Para ingressar em uma faculdade pública no Brasil, existem diferentes programas e modalidades de acesso. Vou fornecer uma visão geral dos principais programas, incluindo a diferença entre estudantes que frequentaram escolas públicas e aqueles que frequentaram escolas particulares.

  1. Sistema de Seleção Unificada (SISU):
  2. O SISU é o principal método de ingresso em universidades públicas do país. Ele utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como critério de seleção. Os estudantes interessados devem participar do ENEM e, posteriormente, se inscrever no SISU. As instituições públicas de ensino superior disponibilizam vagas em diferentes cursos, e os candidatos são selecionados com base em sua pontuação no ENEM.

Diferença entre escola pública e escola particular no SISU:

Há uma política de cotas no SISU, que visa promover a inclusão social e racial. Dentro das cotas, há uma divisão entre estudantes de escolas públicas e particulares. Uma parte das vagas é reservada para candidatos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas. Essa reserva tem como objetivo reduzir as desigualdades e proporcionar mais oportunidades para estudantes de origem socioeconômica menos favorecida.

  1. Programa Universidade para Todos (ProUni):
  2. O ProUni é um programa do governo federal que oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior. Os critérios de elegibilidade incluem a realização do ENEM e a comprovação de renda familiar. As bolsas integrais são destinadas a candidatos com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio, enquanto as bolsas parciais são para aqueles com renda familiar per capita de até três salários mínimos.

Diferença entre escola pública e escola particular no ProUni:

No ProUni, não há distinção entre candidatos que estudaram em escolas públicas ou particulares. A principal diferença é a renda familiar, que é um fator decisivo para a concessão das bolsas.

  1. Programa de Ingresso Seletivo Misto (PISM):
  2. O PISM é um sistema de seleção utilizado por algumas universidades públicas brasileiras, como a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Ele combina a avaliação do desempenho dos estudantes durante o ensino médio com o resultado no ENEM. Os candidatos fazem provas em cada série do ensino médio e também participam do ENEM. A pontuação final é calculada levando em consideração essas duas etapas.

Diferença entre escola pública e escola particular no PISM:

O PISM leva em conta o desempenho ao longo do ensino médio dos candidatos. Embora não haja uma diferença explícita entre escola pública e particular no processo de seleção, é possível que estudantes de escolas públicas tenham uma formação mais voltada para o currículo exigido pelo PISM, já que algumas universidades adotam programas de conteúdo específicos para estudantes do ensino médio da rede pública.

Além desses programas, algumas instituições têm seus próprios processos seletivos.

1
Dislike0
User badge image

Lacende Farol

asdd

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina