Buscar

What is the controversy regarding the indirect examination of 'corpo de delito'? O artigo 167 do CPP dispõe que não sendo possível o exame de corp...

What is the controversy regarding the indirect examination of 'corpo de delito'?

O artigo 167 do CPP dispõe que não sendo possível o exame de corpo de delito, por haver desaparecido os vestígios, a prova testemunhal poderá suprir-lhes a falta.
Fernando da Costa Tourinho Filho, ao lado de Espínola Filho, entende que referido artigo não exige nenhuma formalidade para a constituição do exame de corpo de delito indireto, sendo o simples testemunho de que presenciou o crime ou viu seus vestígios suficiente para suprir o exame direto.
Guilherme de Souza Nucci e Hélio Tornaghi, por outro lado, entendem que o testemunho é a prova pela qual os peritos deverão realizar o exame, apresentando suas conclusões.

Essa pergunta também está no material:

Exame de Corpo de Delito e Prova Pericial
21 pág.

Provas Processuais Penais Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A controvérsia em relação ao exame indireto de "corpo de delito" está relacionada à interpretação do artigo 167 do Código de Processo Penal (CPP). Esse artigo estabelece que, quando não for possível realizar o exame direto do corpo de delito devido ao desaparecimento dos vestígios, a prova testemunhal pode suprir essa falta. Fernando da Costa Tourinho Filho e Espínola Filho entendem que o referido artigo não exige nenhuma formalidade para a realização do exame de corpo de delito indireto. Segundo eles, o simples testemunho de alguém que presenciou o crime ou viu seus vestígios é suficiente para suprir a falta do exame direto. Por outro lado, Guilherme de Souza Nucci e Hélio Tornaghi defendem que o testemunho é a prova pela qual os peritos deverão realizar o exame, apresentando suas conclusões. Ou seja, eles entendem que os peritos devem basear-se nos depoimentos das testemunhas para realizar o exame indireto e apresentar suas conclusões. Essa divergência de entendimentos gera debates e discussões no campo jurídico sobre a forma correta de aplicação do exame indireto de "corpo de delito".

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais