Buscar

Para facilitar a comunicação entre os diversos pontos do planeta, convencionou-se um sistema de fusos horários, baseado nos meridianos. Considerand...

Para facilitar a comunicação entre os diversos pontos do planeta, convencionou-se um sistema de fusos horários, baseado nos meridianos. Considerando estes fusos horários mundiais, quando for 14h do dia 25 de dezembro de 2011, na cidade de Londres, na Inglaterra, será 11h na cidade de Vitória, no Brasil, e 23h na cidade de Tóquio, no Japão. Observe o mapa a seguir: A diferença de horários entre as cidades mencionadas está associada aos fusos horários, que foram definidos, entre outras razões, pelo: (a) movimento de translação da Terra, que é executado no sentido oeste-leste, de modo que os lugares situados a leste têm horários atrasados em relação aos lugares a oeste. (b) movimento de rotação da Terra, que é executado no sentido leste-oeste, de modo que os lugares situados a oeste têm horário adiantado em relação aos lugares a leste. (c) movimento de rotação da Terra, que é executado no sentido oeste-leste, de modo que os lugares situados a leste têm horários adiantado em relação aos lugares a oeste. (d) movimento de translação da Terra, que é executado no sentido leste-oeste, de modo que os lugares situados a oeste têm horário atrasado em relação os lugares a leste.


a) movimento de translação da Terra, que é executado no sentido oeste-leste, de modo que os lugares situados a leste têm horários atrasados em relação aos lugares a oeste.
b) movimento de rotação da Terra, que é executado no sentido leste-oeste, de modo que os lugares situados a oeste têm horário adiantado em relação aos lugares a leste.
c) movimento de rotação da Terra, que é executado no sentido oeste-leste, de modo que os lugares situados a leste têm horários adiantado em relação aos lugares a oeste.
d) movimento de translação da Terra, que é executado no sentido leste-oeste, de modo que os lugares situados a oeste têm horário atrasado em relação os lugares a leste.

Essa pergunta também está no material:

projeto intensivão
5 pág.

Geografia Enem Universidade Estadual Vale do AcaraúUniversidade Estadual Vale do Acaraú

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a alternativa (b) movimento de rotação da Terra, que é executado no sentido leste-oeste, de modo que os lugares situados a oeste têm horário adiantado em relação aos lugares a leste. Isso ocorre porque, à medida que a Terra gira em torno de seu eixo, os lugares localizados a oeste estão mais próximos do Sol e, portanto, têm horários adiantados em relação aos lugares a leste.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais