Buscar

17) (Questão autoral Projeto em Delta – 2021) A interpretação das normais constitucionais é a atividade prática que se dispõe a determinar o sentid...

17) (Questão autoral Projeto em Delta – 2021) A interpretação das normais constitucionais é a atividade prática que se dispõe a determinar o sentido e alcance dos enunciados normativos. Atualmente a interpretação se obtém a partir de um conjunto de métodos distintos, porém complementares. A respeito dos métodos interpretativos, analise a primeira coluna em relação à segunda: I- Método científico-espiritual II- Método Tópico-problemático. III- Método jurídico. IV- Método normativo-estruturante 26 V- Método Hermenêutico-concretizador A) A interpretação constitucional leva a um processo aberto de argumentação entre os vários partícipes ou intérpretes, para se adaptar a norma constitucional ao problema concreto para, só ao final, se identificar a norma adequada. B) Parte da ideia de que a leitura da Constituição deve se iniciar pela pré-compreensão do seu sentido através de uma atividade criativa do intérprete. C) A interpretação constitucional deve levar em consideração a compreensão da Constituição como uma ordem de valores e como elemento do processo de integração. D) Parte da premissa de que existe uma relação necessária entre o texto e a realidade. O texto é apenas a ponta do iceberg, não compreendendo a norma apenas o texto, mas também um pedaço da realidade social. E) A interpretação da Constituição deve se dar conforme interpretação de uma lei, utilizando os elementos clássicos da hermenêutica como o gramatical, o histórico, o sistemático, o teleológico e o genético. A alternativa que traz a correta associação do método ao conteúdo correspondente é:

I- Método científico-espiritual: Só o recurso à ordem de valores obriga a uma captação espiritual desse conteúdo axiológico último da Constituição. Método científico-espiritual (Rudolf Smend).
II- Método Tópico-problemático: Parte-se do problema (caso concreto) para a norma, fazendo caminho inverso dos métodos tradicionais, que buscam a solução do caso a partir da norma. Método Tópico-problemático (Theodor Viehweg).
III- Método jurídico: Tese da interpretação constitucional e interpretação legal. Método jurídico ou hermenêutico clássico (Savigny).
IV- Método normativo-estruturante: É um método concretista também, diferenciando-se dele, porém, na medida em que a norma a ser concretizada não está inteiramente no texto, sendo o resultado entre este e a realidade. Método normativo-estruturante (Friederich Muller).
V- Método Hermenêutico-concretizador: O método considera a interpretação constitucional como uma atividade de concretização da Constituição, circunstância que permite ao intérprete determinar o próprio conteúdo material da norma. Método Hermenêutico-concretizador (Concretista – Hesse).
A) I - C, II – A, III – E, IV – D, V- B.
B) I - B, II – C, III – A, IV – D, V- E.
C) I – C, II – B, III – E, IV – A, V- D.
D) I – B, II – A, III – D, IV – C, V- E.
E) e) I – E, II – D, III – A, IV – C, V- B.

Essa pergunta também está no material:

Minissimulado - Direito Constitucional - Comentado
38 pág.

Direito Constitucional I Humanas / SociaisHumanas / Sociais

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta que traz a associação correta do método ao conteúdo correspondente é: C) I - C, II – B, III – E, IV – A, V- D.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais