Buscar

8.1 Dois polígonos são semelhantes quando eles possuem o mesmo número de lados e atendem às seguintes condições: - Ângulos internos correspondentes...

8.1 Dois polígonos são semelhantes quando eles possuem o mesmo número de lados e atendem às seguintes condições: - Ângulos internos correspondentes congruentes. - Lados correspondentes proporcionais. Como exemplo, temos que os pentágonos a seguir são semelhantes:
A E E’
D
D’
A’
B
B’
C
C’
Sendo assim:
Ângulos Lados
A ≡ A’ AB ≡ A’B’
B ≡ B’ BC ≡ B’C’
C ≡ C’ CD ≡ C’D’
D ≡ D’ DE ≡ D’E’
E ≡ E’ EA ≡ E’A’
Com relação à razão de semelhança, ou seja, a razão entre os lados correspondentes de polígonos semelhantes e o coeficiente de ampliação ou de redução desses polígonos, observa-se que: - Existe ampliação se, e somente se, a razão entre os lados correspondentes é maior que 1. - Existe redução se, e somente se, a razão entre os lados correspondentes é maior que zero e menor que 1. Praticando os cálculos de semelhança:
a) Um quadrado foi construído com lados medindo 30 cm. Depois, um segundo quadrado foi construído com lados medindo 15 cm. Calcule a razão de semelhança do segundo quadrado em relação ao primeiro e identifique se o coeficiente é de ampliação ou de redução.
b) Determine o valor da medida x, sabendo que os trapézios da figura a seguir são semelhantes, com medidas em cm.
2
3
5
3
7,5
5
7,5
x
c) Dois polígonos MNPQ e RSTU são semelhantes. Supondo que os ângulos internos do polígono RSTU sejam todos congruentes, justifique porque a medida do ângulo interno M, do polígono MNPQ, é 90º:


Essa pergunta também está no material:

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) Para calcular a razão de semelhança entre os dois quadrados, basta dividir o lado do segundo quadrado pelo lado do primeiro quadrado. Portanto, a razão de semelhança é 15 cm / 30 cm = 0,5. Como a razão é menor que 1, podemos concluir que houve uma redução no tamanho do segundo quadrado em relação ao primeiro. b) Para determinar o valor de x, podemos utilizar a propriedade de semelhança de trapézios, que diz que os lados correspondentes são proporcionais. Assim, podemos montar a seguinte proporção: (2 / 3) = (5 / x) Multiplicando em cruz, temos: 2x = 3 * 5 2x = 15 x = 15 / 2 x = 7,5 Portanto, o valor de x é 7,5 cm. c) Se os polígonos MNPQ e RSTU são semelhantes, isso significa que seus ângulos internos correspondentes são congruentes. Se os ângulos internos do polígono RSTU são todos congruentes, isso implica que o ângulo interno M do polígono MNPQ também é congruente a esses ângulos. Portanto, podemos concluir que o ângulo interno M do polígono MNPQ é de 90º.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais